Fechar
×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/noticias/estagio_vivencia
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:
Página inicial Notícias Estágio de Vivência dos estudantes da UFRB no Território do Sisal foi uma experiência rica

Estágio de Vivência dos estudantes da UFRB no Território do Sisal foi uma experiência rica

16/02/08 08:55 , 13/01/16 15:26 | 2399
 
O Estágio Interdisciplinar de Vivência, construído a partir de uma parceria entre o Programa de Extensão “Universidade” (PEU), a Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) e o Pólo Sindical do Sisal – Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da Região do Sisal e Semi-árido da Bahia (FATRES), foi realizado entre os dias 19 de fevereiro e 6 de março de 2008.
O EIV teve a participação de 12 estagiários de diferentes áreas do conhecimento: Agronomia, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Florestal, Nutrição, Enfermagem e Psicologia, garantindo a interdisciplinaridade.
A fase inicial, que aconteceu nos três primeiros dias, foi o momento de discussão dos diversos temas relacionados à Questão Agrária, Papel Social da Universidade, Agroecologia, Movimentos Sociais Populares, dentre outros, sendo abordados de forma participativa e dinâmica em todos os espaços.
Na fase de vivência os estagiários foram divididos em grupos de três, sempre de cursos diferentes. Foram recebidos em quatro assentamentos (Nova Palmares – Conceição do Coité; Mucambinho – Santa Luz; Rose – Santa Luz; e Nova Esperança – Cansanção).
Cada estagiário foi “adotado” por uma família assentada para vivenciar toda a rotina e as atividades da família, durante 12 dias. O grupo estudou questões relacionadas à organização do assentamento, histórico, saúde, educação, produção, cultura, enfim, a realidade dessas famílias e da comunidade.
Por fim, após a vivência houve um momento de reflexão e avaliação com a socialização das experiências vividas. Em todos os relatos, os estagiários tiveram suas expectativas superadas, as famílias foram muito acolhedoras e foram percebidas várias potencialidades e limitações em cada assentamento.
Ainda na socialização os estudantes destacaram que a mídia passa uma imagem muito distorcida da verdadeira realidade e que a Universidade não consegue simplesmente com a metodologia atual de ensino formar profissionais com visão crítica e conhecimento da realidade em que irão atuar, sendo necessária a aproximação junto aos movimentos sociais populares, e uma verdadeira articulação do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Atividades como o EIV tem esse papel de contribuir para que em sua formação os estudantes busquem as informações, discutam o que é passado em sala de aula e lutem para que o papel social da Universidade, de buscar as demandas da sociedade, questioná-las, pesquisá-las e construir alternativas viáveis, seja cumprido.
Por fim, na avaliação final houve alguns encaminhamentos para que o grupo de estudantes, juntamente com a FATRES e UFRB, possa dar um retorno aos assentamentos e ao Território do Sisal com o planejamento de algumas ações futuras, dessa vez de intervenção e construção de processos para a melhoria da qualidade de vida daquelas comunidades e região. Além também de pensar atividades na própria UFRB.

 
 
 
Veja as fotos.
 
icon Programação Estágio de Vivência no Território do Sisal 
 
{gallery}noticias/estagio_vivencia{/gallery} 

Na dúvida, fale conosco!