Fechar
Página inicial Notícias UFRB e UPN iniciam cooperação na área do Patrimônio Cultural em Moçambique
Parceria

UFRB e UPN iniciam cooperação na área do Patrimônio Cultural em Moçambique

17/05/16 11:06 , 18/05/16 08:40 | 570

Entre os dias 1º a 15 de maio, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) ampliou sua parceria técnica e acadêmica com a Universidade Pedagógica – Delegação Nampula (UPN) de Moçambique. A convite da UPN, o professor Carlos Costa da UFRB esteve em Moçambique, na cidade de Nampula, representando o curso de Museologia da UFRB e planejando atividades de formação, pesquisa e extensão na área do patrimônio cultural.

Na oportunidade, o professor ministrou uma palestra para estudantes de história e um curso introdutório à Museologia, ofertado para profissionais de museus e professores da UPN. O professor visitou os centros históricos das cidades de Mussoril e Ilha de Moçambique e o sítio arqueológico de pinturas rupestres de Nacuahu, além do conhecimento da realidade do campus Napipine e do contexto socioeconômico local.

Para proposição e planejamento das atividades no âmbito da cooperação UFRB/UPN, o professor Carlos Costa acompanhou os professores da UPN do departamento de Ciências Sociais em visitas técnicas aos museus locais. Segundo Costa, as visitas permitiram entender as necessidades regionais, de forma a viabilizar propostas de ações coerentes com as demandas reais do norte de Moçambique. “A cooperação técnica-acadêmica entre a UFRB e a UPN é um importante passo para a consolidação das relações internacionais entre Brasil e Moçambique, na troca de conhecimentos e planejamento de ações de formação, projetos de pesquisa e extensão. O objetivo é criar mecanismos de valorização, proteção e promoção do patrimônio cultural de Moçambique e, como consequência direta, potencializar o desenvolvimento social via herança cultural”, destaca.

De acordo com Carlos Costa, foi elaborado um projeto de uma habilitação na área do Patrimônio Cultural para o curso de licenciatura em Ensino de História oferecido pela UPN que “demandará nos próximos meses de um esforço interinstitucional para execução dessa atividade”, aponta. Em paralelo a essas ações, ocorre a elaboração do projeto de um curso de graduação com habilitações em diferentes campos do patrimônio cultural, com a previsão de execução de projetos de pesquisas conjuntos.

Parceria - O convênio de cooperação técnica entre a UFRB e a UPN foi realizado há três anos nas áreas de agronomia, história da escravatura e museologia. No último ano, a equipe do curso de museologia da UFRB discutiu sobre trabalhos conjuntos com a UPN e, agora, com a viagem técnica, passa a concretizar parceria em ações na área do patrimônio cultural. O Chefe do Departamento de Ciências Sociais, Arlindo Nkadibuala; Jorge Muchacona, Diretor do Curso de Ensino de História; os professores Aida Ofíço e Mingas Kok completam a equipe de operacionalização do convênio. 

Com o intuito de discutir os projetos, o professor Carlos Costa concluiu sua agenda de atividades em Moçambique com uma reunião administrativa com o Diretor da UPN, Mário Caetano Brito. O encontro visou alinhar interesses e ajustar os termos da cooperação, planejando a curto e médio prazo as ações previstas para a cooperação internacional.

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

https://marsbet-casino.com.br/

Na dúvida, fale conosco!