Fechar
Página inicial Notícias UFRB reúne equipe no II Seminário de Planejamento da Gestão 2015-2019
Gestão

UFRB reúne equipe no II Seminário de Planejamento da Gestão 2015-2019

04/04/16 15:53 , 05/04/16 16:54 | 724

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) reuniu nos dias 1º e 02 de abril, no auditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP), sua equipe estratégica para o II Seminário de Planejamento da Gestão 2015-2019. O objetivo do encontro foi a avaliação dos primeiros 200 dias de reitorado e o estabelecimento de estratégias integradas para a superação dos desafios relacionados ao cumprimento da agenda da instituição.

A programação partiu de uma análise de conjuntura nacional para as suas repercussões na UFRB em seus múltiplos aspectos. Na sessão de abertura, o evento recebeu o pró-reitor de Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor Penildon Silva Filho, que falou sobre o atual cenário sociopolítico e econômico brasileiro e seus impactos sobre a educação.

De acordo com o pró-reitor, houve um período razoavelmente longo na história do Brasil, de 2003 a 2012, onde foi possível garantir uma série de avanços sociais e ao mesmo tempo manter a taxa de lucro dos setores capitalistas dominantes. A partir de 2013, a conjuntura internacional mudou e fez com que o país não tivesse mais condições de manter o mesmo ciclo e padrão de desenvolvimento econômico. “Estamos vivendo uma crise política que é uma expressão dessa encruzilhada histórica. Não será possível avançar se não fizermos algumas reformas na sociedade brasileira, que vão implicar em perdas de privilégio de vários segmentos econômicos”, defendeu Penildon.

O reitor Silvio Soglia agradeceu o palestrante e destacou a sua vivência na gestão e política acadêmicas. “Estamos vivendo um momento de mudanças no nosso país que diz respeito diretamente à vida universitária”, disse. Ele definiu este momento como uma oportunidade para uma discussão mais próxima com sua equipe de gestão, o que contribui ainda mais para sua integração e parceria. “Precisamos fazer uma reflexão dessa conjuntura e pensar ações de planejamento enquanto grupo que assumiu a responsabilidade de gerir essa universidade com todos os desafios que estão aí próximos”, complementou a vice-reitora, Georgina Gonçalves.

Balanço da gestão – O seminário teve seguimento com a apresentação das pró-reitorias de Graduação (PROGRAD), Extensão (PROEXT), Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE). As pró-reitoras fizeram um balanço dos primeiros 200 dias de gestão, no sentido de contribuir para a definição de ações prioritárias para o período de 2016.

No dia seguinte, o seminário foi retomado com a apresentação do orçamento e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN). Na próxima sexta-feira, dia 08 de abril, acontece o encerramento do Seminário com a construção de um plano de ação integrada para 2016 com base na análise estratégica da organização debatida ao longo do evento. 

Na dúvida, fale conosco!