Fechar
Página inicial Notícias Reunião entre UFRB e Gambá discute criação de Unidade de Conservação da Serra da Jiboia
Parceria

Reunião entre UFRB e Gambá discute criação de Unidade de Conservação da Serra da Jiboia

10/03/16 12:33 , 10/03/16 16:20 | 643

A proposta de Unidade de Conservação da Serra da Jiboia foi tema de reunião entre o reitor da UFRB Silvio Soglia, o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Lima Vieira e os professores Marcos Lhano e Carolina Scherer do CCAAB, Lilite Cintra e Renato Cunha do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), na última terça-feira, 08 de março.

“A participação da UFRB como parceria do Gambá nesse projeto foi fazer os estudos técnicos, levantamento do meio abiótico, hidrografia, solos, tipo de rocha, que compõe a Serra da Jiboia e também a composição faunística e florística, os organismo vivos relacionados ao meio biótico”, declarou a professora Carolina Scherer do CCAAB. Os resultados apresentados pelos pesquisadores confirmam que a Serra da Jiboia é palco de grande sociobiodiversidade e, por isso, é de interesse a conservação de espécies e de recursos naturais para as populações do entorno. “Toda a região tem um grande potencial e característica importantes para serem preservadas”, afirma Scherer.

Além de pesquisadores da UFRB e Gambá, estudiosos da Universidade Estadual de Feira de Santa (UEFS) também fazem parte da equipe do projeto de elaboração de uma unidade de conservação na Serra da Jiboia. Desde o início do projeto em 2014, foi registrado um salto nos registros científicos sobre a área, o número de mamíferos identificados na área, por exemplo, passou de 35 para 77, já o de aves registrou 24 espécies endêmicas, ou seja, que até agora só foram identificadas lá e o levantamento da vegetação identificou 34 espécies ameaçadas.

Renato Cunha, coordenador executivo do Gambá, explica que a primeira fase do projeto foi financiada pelo Fundo Brasileiro da Biodiversidade (FUNBIO) e pelo Tropical Forest Conservation Act (TFCA), ligado ao governo americano. “Agora, o trabalho é de articulação política para convencer os responsáveis por criação de unidades de conservação a viabilizarem esse trabalho extremamente importante para a preservação do ecossistema no recôncavo sul", relata.

A equipe da UFRB participante do Projeto Serra da Jiboia é composta pelos professores Alessandra Caiafa, Thomas Gloaguen, Oldair Costa, Elinsmar Vitória Adorno (in memoriam), Sérgio da Rocha, Everton Poelking, Guilherme de Oliveira, Marcos Lhano, Carolina Scherer e por estagiários.

Confira a Proposta de Unidade de Conservação da Serra da Jiboia / organizadores Isabelle Aparecida Dellela Blengini ... [et al.]. – Salvador, BA - Gambá, 2015. 230 p.

propoposta serra jiboia

 

Na dúvida, fale conosco!