No último dia 05 de novembro, após um acordo firmado com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) através da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB ), ativou uma conexão de 100 Mb/s, em caráter de teste, na unidade da Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas (BA).
O atendimento à Embrapa é feito por meio do campus sede UFRB, também em Cruz das Almas, a partir do Ponto de Presença da rede acadêmica no estado, localizado em Salvador. A infraestrutura física do link é formada por fibra ótica de provedor que liga a instituição à UFRB. As negociações para a ativação do link se intensificaram durante o último Workshop de Tecnologia de Redes (WTR 2015), realizado em Salvador, nos dias 28 e 29 de setembro. Segundo a supervisora do Núcleo de TI da Embrapa, Monica Sapucaia, o link trará uma economia da ordem de centenas de milhares de reais anualmente para a unidade, além de significativa contribuição para o alcance dos resultados previstos no planejamento estratégico. Única unidade descentralizada da Embrapa na Bahia, a Embrapa Mandioca e Fruticultura executa e coordena pesquisas que aumentem a produção e a produtividade, melhorem a qualidade dos produtos, reduzam os custos de produção e que viabilizem o aproveitamento de áreas ainda subutilizadas para mandioca, citros, banana, abacaxi, manga, mamão, maracujá e acerola.
A parceria entre UFRB e RNP oferece diversos serviços gratuitos de Tecnologia da Informação que apóiam a comunidade acadêmica no desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Os serviços são oferecidos pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC) e podem ser acessados por usuários conectados à rede da UFRB. Os interessados podem utilizar os serviços da própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações participantes da rede acadêmica nacional. Atualmente, fazem parte do catálogo de serviços: Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), Conferência Web, Eduroam, FileSender@RNP, Fone@RNP, Videoaula@RNP, Videoconferência e Video sob Demanda.
Para saber mais sobre cada um dos serviços oferecidos, acesse: www.rnp.br/serviços/serviços-avancados.
Sobre a RNP - Responsável pela introdução da Internet no Brasil, em 1991, a RNP é a provedora da rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Sua missão é promover o uso inovador de redes avançadas no país. Atua no desenvolvimento e na prestação de serviços em três áreas: infra-estrutura de redes de alto desempenho, aplicações avançadas e formação de recursos humanos em redes.
Com informações da Ascom RNP