Na tarde da última segunda-feira, dia 23 de novembro, o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana, realizou a abertura da programação local do IX Fórum 20 de Novembro - Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social no Recôncavo.
O evento foi realizado no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães e a mesa oficial do evento contou com a presença do reitor da UFRB, Silvio Soglia; da pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Maria Goretti da Fonseca; da pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso, e da vice-diretora do CETENS, Jaciara Castro.
Segundo a vice-diretora Jacira Castro, a inclusão do povo negro nas universidades e a formulação das práticas afirmativas desempenham uma importante política de reparação do Estado brasileiro para um segmento historicamente marginalizado. “A escravidão faz parte de uma página vergonhosa da nossa história”, comentou. A pró-reitora Maria Gorettti ressaltou a importância da política pedagógica do 20 novembro e destacou a realização do evento de forma descentralizada visando à promoção de ações, programas e políticas de pró-igualdade racial e inclusão social em todos os campi da universidade.
Já o reitor Silvio Soglia destacou o papel da UFRB em fomentar a reflexão da Consciência Negra. “Nós vamos avançar ainda mais para que, não apenas esse evento, mas a agenda de combate às desigualdades sociais e de inclusão social no Recôncavo se consolidem dentro da nossa instituição”, explica.
Após a mesa de abertura, foi realizada uma mesa temática com a participação dos professores Dyane Brito e Ozeias Santos sobre a Identidade Afrodescendente e a Permanência dos Negros e Negras na Universidade. “São em lugares e momentos como este que fazemos verdadeiramente a Universidade, por isso é uma felicidade imensa para mim ver a realização desse Fórum de forma descentralizada, mas precisamos ir além e fazer com que as discussões sobre consciência negra e políticas afirmativas não se resumam apenas ao 20 de Novembro”, ponderou Dyane Brito.
A programação do IX Fórum 20 de Novembro - Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social no Recôncavo em Feira de Santana seguiu no dia 24 com a realização de oficinas, mesas temáticas e manifestações culturais.
Confira fotos do evento: