Fechar
Página inicial Notícias Apresentações culturais, palestras e plantio marcam Fórum 20 de Novembro em Cruz

Apresentações culturais, palestras e plantio marcam Fórum 20 de Novembro em Cruz

27/11/15 11:55 , 13/01/16 15:53 | 939

Realizada no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a abertura do IX Fórum 20 de Novembro no campus de Cruz das Almas foi marcada por apresentações culturais, palestras e o ato simbólico de plantio de uma árvore. Com programação descentralizada por campi, o Fórum em Cruz das Almas se estende até esta sexta-feira, dia 27 de novembro.  

Na abertura, as atividades tiveram início com o ato simbólico de plantio de uma muda de Baobá, a árvore da memória, em frente ao Pavilhão de Aulas da Pós-Graduação. Em seguida, no Auditório da PPGCI, ocorreu a apresentação do Canto Coral UFRB e, logo após, a composição da mesa de abertura. O reitor Silvio Soglia destacou a necessidade de expressar a cor do Recôncavo e da Bahia nas ações diárias da UFRB. “Nós temos um contingente de alunos autodeclarados pretos e pardos que nos coloca na posição de uma das Universidade mais negras do Brasil. Porém, precisamos avançar com mais ações, eventos e estruturas curriculares que dêem conta dessa dimensão”, afirmou.

O evento também contou com a apresentação das Mulheres Sambadeiras do Grupo Bom Viver e a palestra “Ações Afirmativas no Brasil e nos Estados Unidos” com o professor da Universidade Americana Mt San Antonio College,  Luciano Cruz. O professor enfatizou a importância das ações afirmativas e o projeto da UFRB no Recôncavo. “A UFRB é, para mim, uma das coisas mais interessantes que aconteceu na Bahia. É um projeto de Universidade voltado para a cultura do Recôncavo e que abraçou uma política de ações afirmativas”, disse.

O coordenador de Ensino e Integração Acadêmica, Cláudio Orlando, também destacou a opção política e pedagógica da Universidade. “Situada no Recôncavo, a UFRB fez a opção de considerar a história, a cultura e a tradição do povo da região. Isso reflete e opera nas políticas de ações afirmativas e promoção da igualdade racial, por entender que a Universidade se faz com todos esses sujeitos, segmentos e formas de organização social. Portanto, a UFRB não está no Recôncavo, ela é do Recôncavo”, ressaltou.   

Confira fotos do Fórum no campus de Cruz das Almas:

Na dúvida, fale conosco!