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Discentes da UFRB participam do Programa Jovens Talentos para a Ciência

08/05/15 15:01 , 13/01/16 15:52 | 1818

Os discentes do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) selecionados na edição 2014 do Jovens Talentos para a Ciência (PJT‐IC) deram início às atividades científicas propostas para o programa. Ao todo, seis discentes do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas e do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde foram contemplados com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e já estão atuando junto a projetos de pesquisa da UFRB.

De acordo com os dados oficiais divulgados, a CAPES homologou 3.891 candidaturas de estudantes que obtiveram nota igual ou superior a 60 no processo seletivo regido pelo Edital nº 26/2014 referente ao PJT-IC. Fernanda Sayd, Gabriel Fiúza e Yan Neves, do CETEC, e Raissa Santos, Ligia Carnavalli e Erica Larissa Figueiredo, do CCS, são os estudantes da UFRB selecionados após a adesão da universidade ao programa. As bolsas de iniciação científica foram implementadas a partir do mês de março de 2015 e terão vigor pelo período de até 12 meses.

Os estudantes atuam, entre outros, nos projetos “Estudo de equações diferenciais ordinárias em dinâmica de populações”, “O estado da arte da estatística circular” e “A matemática ao alcance de todos”, sob a orientação de professores da UFRB. No início das atividades, o grupo do CETEC foi recepcionado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), com a presença do vice-diretor, Celso Borges, e da gestora de pesquisa do centro de ensino, Karina Kodel. A coordenadora do PJT-IC na UFRB, Soraia Fonteles, esclareceu aos bolsistas sobre as responsabilidades dos bolsistas e deu outros esclarecimentos sobre os procedimentos exigidos pela CAPES.

O Programa Jovens Talentos para a Ciência é destinado a estudantes de graduação e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico, para estimulá-los ao interesse e dedicação plena ao aprendizado acadêmico e a prática em ciência e tecnologia em atividades diversificadas. Tem como objetivo criar um formato de trabalho que leve os alunos a, mesmo depois de encerrada a bolsa do programa, permanecerem participando de atividades como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), e ainda o Ciência sem Fronteiras (CsF).

Mais informações: jovenstalentos.capes.gov.br.

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