Fechar
Página inicial Notícias II SerMata apresenta experiências de conservação da Mata Atlântica no Recôncavo

II SerMata apresenta experiências de conservação da Mata Atlântica no Recôncavo

23/04/15 15:34 , 13/01/16 15:52 | 1713

O II Seminário Regional sobre Experiências em Conservação da Mata Atlântica no Recôncavo Sul Baiano (SerMata) foi realizado nos dias 17 e 18 de abril no auditório da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Cruz das Almas.

O evento, fruto da parceria da UFRB, do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) e do Grupo Ambiental Nascentes (Gana), reuniu agricultores, técnicos e estudantes objetivando lançar um olhar diversificado sobre como conservar a área restante do bioma Mata Atlântica na região. A iniciativa é do projeto Ações Ambientais sustentáveis (PAAS), patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, que já se encontra em sua segunda edição.

O seminário foi aberto com a apresentação do filme “A Lei da Água”, seguida por uma homenagem póstuma ao professor Elinsmar Vitório Adorno e logo após foi formada a mesa de abertura com a participação do promotor Julimar Barreto representando o Ministério Público da Bahia, Renato Cunha, coordenador executivo do Gambá, e a professora e consultora do PAAS, Alessandra Caiafa pela UFRB.

A professora Alessanda Caiafa deu as boas vindas aos participantes do evento, destacou a iniciativa do SerMata como um importante momento de troca de experiências do projeto e em seguida apresentou uma série de dados sobre desmatamentos da Mata Atlântica na região. “A Bahia infelizmente ocupa uma posição ruim no índice de desmatamento, está em segundo lugar, atrás apenas de Minas Gerais. Neste intervalo de 2012 e 2013, houve um aumento no desmatamento de 9% em relação a mata atlântica em 2010 e 2011”, afirma.

O coordenador executivo do Gambá, Renato Cunha, falou de sua satisfação em participar pela segunda vez desta experiência e frisou a importância do evento na conscientização ambiental dos agricultores. “A vinda e participação dos agricultores nesse espaço de discussão é essencial para conscientizar e construir ações efetivas e ambientalmente sustentáveis uma vez que eles são os atores fundamentais na proteção da mata atlântica e da caatinga”, comenta.

O seminário teve sequência no sábado com a realização de palestras, mesas redondas, grupos de discussão sobre temas relacionados à conservação do bioma Mata Atlântica e a construção de uma carta como registro dos anseios da sociedade civil em relação ao futuro da Mata Atlântica no Recôncavo Sul baiano.

Mais informações em:  www.ufrb.edu.br/petmataatlantica.

 Confira fotos do encontro. 

Na dúvida, fale conosco!