O pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Jean Adriano Silva, recebeu na última sexta-feira, 27 de fevereiro, o prêmio Berimbau de Ouro. O prêmio é dado a personalidades que mais contribuíram com produções para a cultura no ano de 2014. Concorrendo com nove indicados, Silva foi o agraciado na categoria produções literárias como reconhecimento pela sua contribuição acadêmica para as culturas populares, em especial a capoeira.
As obras “A capoeira na formação da pessoa com deficiência visual” e “Capoeira na/da Bahia: crônicas do cotidiano da arte”, de autoria de Silva, foram publicadas pela Editora da UFRB. A primeira está centrada na problemática da inclusão de pessoas com deficiência visual, focando o processo educativo/emancipatório para cidadania, a partir de elementos da cultura corporal humana com a capoeira. A segunda publicação traz questões centrais da capoeira na atualidade, abordando no formato de crônicas os conflitos e contradições da ingerência do modo de produção na espetacularização, esportivização e mercadorização da arte.
De acordo com o pró-reitor, a premiação destaca o protagonismo da UFRB em ações extensionistas e a sistematização das produções pela editora. Mestre de capoeira e coordenador do Projeto de Extensão Balaio de Gato, que trabalha com as possibilidades da Educação Inclusiva pela capoeira, Silva ressalta também que a segunda edição do prêmio ajuda a dar visibilidade a essa expressão cultural. “A capoeira possui elementos que potencializam ações para a construção de uma pedagogia social e, consequentemente, de um modelo escolar infantil revolucionário, com possibilidades reais de transformação”, defendeu Silva.
Lisonjeado com a premiação, ele acredita que sua inserção na comunidade como intelectual orgânico pode se configurar como agente facilitador para o novo ciclo proposto para a extensão na UFRB. Jean Silva é docente do Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa, e assumiu recentemente, no dia 25 de fevereiro, a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT).
Berimbau de Ouro - A edição 2014 do prêmio aconteceu no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador e homenageou mestres da capoeira baiana. A organização do evento foi do mestre Máximo.