Na tarde da ultima quarta-feira, 11 de fevereiro, o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, juntamente com o prefeito do município de Cachoeira, Carlos Pereira, e o secretário municipal de Cultura de Cachoeira, José Luiz Bernardo, reuniram-se com o diretor da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Roberto Paulo Machado Lopes, para propor a criação de um edital que apoie projetos voltados para a proteção dos patrimônios históricos e culturais de municípios da Bahia.
Segundo Paulo Gabriel, a ideia é criar um fundo colaborativo entre a UFRB, a prefeitura de Cachoeira e a Fapesb, para elaborar o edital. “A experiência da Fapesb, seu apoio institucional e criativo são fundamentais neste processo. A UFRB, Cachoeira e o Governo da Bahia serão pioneiros no processo de municipalização da ciência e tecnologia no nordeste”, disse o reitor. O secretário José Luiz disse que há uma grande preocupação com o acervo e o patrimônio histórico de Cachoeira, e que é necessário que haja uma intervenção a fim de proteger os arquivos. Ele lembrou, ainda, que o espaço museológico onde este acervo se encontra é importante para a economia da cidade, pois é muito visitado por turistas. A cidade de Cachoeira sedia o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB.
Para Roberto Paulo Lopes, é importante que a Fapesb apoie projetos nessa área: “Graças às universidades estaduais e as federais como a UFRB, houve uma grande desconcentração espacial das ações de Ciência e Tecnologia no estado, mas ainda há outra desigualdade em relação às áreas, já que algumas como Saúde e Engenharias recebem maior suporte do que Humanas e Artes”. Um primeiro esboço do edital deverá ser apresentado em breve para as próximas discussões.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapesb