Fechar
Página inicial Notícias Núcleo de Estudos de Mineração da UFRB recebe espaço cedido pela SECULT

Núcleo de Estudos de Mineração da UFRB recebe espaço cedido pela SECULT

02/02/15 18:31 , 13/01/16 15:52 | 2040

Foto: SecultA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) contará com mais um espaço na cidade de Santo Amaro da Purificação. Trata-se do Solar Biju que sediará o Núcleo Tecnológico de Estudos de Impactos da Mineração (NEIM). O Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, assinou na tarde da última sexta-feira (30) o termo de cessão de uso do Solar Biju, localizado na cidade de Santo Amaro.

Segundo o diretor do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Vieira; o NEIM representa uma amplitude de fronteiras no Ensino, na Pesquisa e na Extensão no Recôncavo. “Estudos e pesquisas na área da mineração abordando suas potencialidades, exploração sustentável e seus impactos ambientais serão implementados pelo NEIM através do Curso de Bacharelado em Ciências Ambientais com duas terminalidades: Geografia e Geologia, assim como cursos de pós-graduação que futuramente serão criados”, ressalta.

Para o vice-reitor Silvio Soglia, o novo espaço consolida a instituição no município. “A cessão do espaço do Solar Biju será de fundamental relevância para a concretização do NEIM e a consolidação da UFRB em Santo Amaro. Outra boa notícia que tivemos para o campus de Santo Amaro é a conclusão do processo licitatório para restauração da antiga fábrica Trzan que será destinada a implantação do campus da UFRB. A obra é resultante do edital pala seleção de intervenções no âmbito do PAC das Cidades Históricas e os recursos disponibilizados serão oriundos do Orçamento Geral da União previstos na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2”, destaca.

O ato contou com a presença do reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – que utilizava o imóvel antes e é instituição parceira do Núcleo-, José Carlos Barreto; a diretora geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) – entidade vinculada à SecultBA e proprietária do Solar -, Elisabete Gándara, acompanhada ainda pelo arquiteto do IPHAN/MinC, João Carlos de Oliveira.

O Solar Biju é tombado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O edifício é um casarão do século XIX, construído em 1804 e situado na Praça de Nossa Senhora da Purificação. Nele nasceu uma das personalidades históricas santamarenses, o Barão de Sergy.

NEIM - O Núcleo de Estudos de Impactos da Mineração (NEIM) terá como missão: desenvolver tecnologias ambientais visando identificar, prevenir e recuperar danos ambientais nos territórios de mineração no Estado da Bahia. Pretende ainda pesquisar de forma multidisciplinar e em grande escala espacial e temporal os impactos no ambiente e na saúde da população, oriundos de atividades da mineração; além de capacitar profissionais em nível de graduação e pós-graduação na área ambiental.

O Professor Oldair Vinhas, membro da comissão organizadora do NEIM, ressalta que a Bahia é um importante polo de mineração do Brasil e terá investimentos nos próximos anos de bilhões de reais nesta área. “Com a implementação do NEIM em Santo Amaro, a cidade poderá se tornar uma referência nacional no estudo e proposição de medidas mitigatórias para os problemas ambientais associados às atividades de mineração, que já possuímos e possuiremos com a ampliação da exploração mineral no Estado”, explica.

 

Na dúvida, fale conosco!