Fechar
Página inicial Notícias UFRB institui política de segurança da informação e comunicação

UFRB institui política de segurança da informação e comunicação

16/01/15 16:57 , 12/04/17 13:58 | 1537

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) instituiu desde o mês de novembro a Política de Segurança da Informação e Comunicação (PoSIC). Aprovada por meio da resolução 005/2014 no último dia de 17 de novembro de 2014 após a deliberação do Conselho Universitário, o documento contém a colaboração de 18 servidores que representam áreas distintas da UFRB e que fazem parte do Comitê de Segurança da Informação e Comunicação (CESIC).  

Segundo o Chefe do Núcleo de Segurança da Informação, Tcherrison Diniz, o texto da PoSIC foi elaborado com base na legislação específica em políticas de segurança da informação e adequado às necessidades da instituição. “A PoSIC passa a ser o documento institucional de referência nos procedimentos de suporte e gestão das ações que visem manter e aprimorar a Segurança da Informação e Comunicação - SIC da UFRB. Como estará disponível e acessível a todos os usuários, também pode ser vista como mais uma aliada na formação e manutenção da nossa cultura de segurança da informação”, explica.

Ainda de acordo com Diniz, as regras e os procedimentos da PoSIC não são apenas para serem seguidas pelos usuários, mas também para ajudar a gerir a infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC da UFRB. Dentre outras finalidades, a política de informação fornecerá diretrizes para a preservação da autenticidade, confiabilidade, confidencialidade, disponibilidade, privacidade e integridade dos dados e das informações processadas, armazenadas e dos recursos de Tecnologia da informação custodiados pela UFRB.

O reitor Paulo Gabriel Nacif comentou a criação da Política Segurança da Informação e Comunicação. “A partir do momento que este documento foi aprovado, passamos a ter um instrumento base para maior efetividade das ações necessárias à proteção dos dados e informações da UFRB. É, portanto, mais um elemento da formação de uma cultura institucional voltada para a Segurança da Informação e Comunicação”, afirma.

Leia a íntegra da Resolução.

Na dúvida, fale conosco!