A coleta de dados para o Perfil Nacional do Graduando, pesquisa eletrônica que visa obter informações de estudantes das universidades federais, segue até 31 de janeiro. São observados dados de moradia, domínio de línguas estrangeiras, cotas, acesso às atividades culturais e esportivas, idade, raça, cor, etnia e renda de estudantes das 63 universidades federais brasileiras.
O levantamento de informações é iniciativa do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O trabalho tem como objetivo traçar o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da graduação da rede pública federal. Desse diagnóstico, segundo o Fonaprace, serão formuladas diretrizes e políticas públicas de atendimento aos universitários e de defesa da educação pública.
A última pesquisa realizada pelo fórum foi em 2010 e teve a participação de estudantes de 56 instituições federais de ensino superior. Naquele ano, a pesquisa constatou que 43,74% dos alunos das universidades federais pertenciam às classes C, D e E; e que o percentual de estudantes de raça/cor/etnia preta aumentou de 5,9% em 2004 (período da pesquisa anterior) para 8,7%, em 2010.
O Fórum Nacional, criado em 1987, é composto por pró-reitores, sub-reitores e decanos responsáveis pelos temas comunitários e estudantis das universidades federais. A pesquisa do perfil dos alunos da graduação foi realizada três vezes: em 1996/1997, em 2003/2004 e em 2010.
Acesse a pesquisa: http://www.perfil.ufu.br
Informações: MEC.