São Francisco do Conde reivindica instalação de um Campus da UFRB
03/12/07 05:38
,
13/01/16 15:26
|
2862
A Câmara Municipal de Vereadores de São Francisco do Conde realizou uma audiência pública no dia 30/11/07, com a intenção de reivindicar que o município tenha um Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Segundo a assessoria de comunicação da Câmara, foi a busca em concretizar um sonho da comunidade sanfranciscana, que todos os vereadores concordaram com a necessidade de mobilização. Eles convidaram o Reitor Paulo Gabriel Nacif para discutir caminhos para a implantação da UFRB em São Francisco do Conde.
O auditório da Câmara ficou repleto de professores da rede pública, estudantes, integrantes de ONG's, sindicatos e demais movimentos sociais. Dentre as autoridades presentes, estava a Secretária de Educação do município, Maria Guedes, o Superintendente do PROCON na Bahia, Sérgio São Bernardo, os deputados federais Nelson Pelegrino (PT), João Leão (PP) e Lídice da Mata (PSB), bem como os deputados estaduais Álvaro Gomes (PC do B) e Bira Coroa (PT), além de representantes da Petrobrás e do Goberno da Bahia, que firmaram compromisso de somar forças para implantar um Campus da UFRB em São Francisco do Conde.
O Reitor iniciou seu pronunciamento afirmando que como uma Universidade situada no território do Recôncavo, que busca estabelecer diálogo com as demandas locais, rumo ao desenvolvimento regional, acha justa a reivindicação da cidade, e que aquele era um momento importante de mobilização da comunidade sanfranciscana, pois estavam presentes ali, parceiros importantes para que o sonho do povo sanfranciscano seja realizado. Ele afirmou ainda que as cidades que foram contempladas com um campus da UFRB, conquistaram-no por conta da mobilização efetuada, além de contarem com os políticos locais.
Com as palavras de ordem “UFRB em São Francisco: A História nos Garante este Direito!” os vereadores Rilza Valentim, Venilson Chaves, Mario Nogueira, Nem do Caípe, Sonia Batista e Renato Costa Rosa, cobraram do Reitor, a correção de uma injustiça histórica para com São Francisco do Conde, pois O Instituto Imperial de Agronomia, que virou Escola de Agronomia da UFBA e por sua vez, deu espaço para o surgimento da UFRB, nasceu no distrito de São Bento das Lages no século XIX.
Para os vereadores, nada mais justo do que a UFRB ter um campus na sua cidade-mãe. Para a vereadora Rilza Valentim (PT – Partido dos Trabalhadores) “a implantação de um campus da UFRB em São Francisco do Conde, além de corrigir uma injustiça com a História da própria Universidade no município, revitalizaria aquela região do Recôncavo no ponto de vista econômico e social”.
Como encaminhamento final da audiência foi decidido que os nove vereadores da Câmara Municipal, bem como deputados federais e estaduais, o representante da PETROBRÁS constituirão uma comitiva que irá a Brasília numa audiência marcada com o presidente Luís lnácio Lula da Silva, para juntos reivindicarem por um campus naquela cidade.
"Este foi um evento suprapartidário onde a vontade do povo superou os interesses individuais. Esta audiência nos permitiu perceber o quanto a UFRB tem um papel importante no processo de emancipação socio-política e econômica do Recôncavo da Bahia", afirmou o Professor Marivaldo do Amaral, do CFP da UFRB, que participou da audiência.
{gallery}noticias/conde_reivindica{/gallery}