Fechar
Página inicial Notícias UFRB mantém IGC 4 e se consolida entre as melhores do Brasil

UFRB mantém IGC 4 e se consolida entre as melhores do Brasil

19/12/14 15:23 , 13/01/16 15:52 | 2635

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) mantém pelo quarto ano consecutivo a nota quatro no Índice Geral de Cursos (IGC), pontuação que a coloca entre as melhores do Brasil. Os indicadores de qualidade da educação superior 2013 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, nesta quinta-feira, 18 de dezembro. A nota máxima a ser alcançada por uma instituição de ensino superior é cinco.

O IGC 2013 avalia a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Seu cálculo inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), relacionados à graduação, e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no que se refere à pós-graduação. Para o cálculo do IGC 2013 na UFRB, foram utilizados dados referentes aos cursos de graduação em medicina veterinária, enfermagem, serviço social, zootecnia, nutrição, além dos Programas de Pós-Graduação strictu senso: Ciências Agrárias, Microbiologia Agrícola, Recursos Genéticos Vegetais, Ciência Animal, Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Solos e Qualidade de Ecossistemas, Defesa Agropecuária, Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social, Engenharia Agrícola. 

Segundo a superintendente de Regulação e Registros Acadêmicos, Caroline Fonseca, a manutenção do IGC 4 reflete o equilíbrio do padrão de qualidade institucional, pois, em anos anteriores, outros cursos foram avaliados: “Este ano, as graduações de saúde, ciências agrárias e biológicas foram referências”, afirma. Ela ainda explica que a definição dos índices é calculada a partir da avaliação trienal de cursos, no caso do IGC 2013, 2011-2012-2013. 

Para o reitor Paulo Gabriel Nacif, a manutenção pelo quarto ano consecutivo do IGC 4 demonstra que a UFRB atingiu um grau de estabilidade na qualidade acadêmica, que reflete as boas condições de seus cursos de graduação e pós-graduação. “A UFRB é um exemplo do quão acertado é a política de interiorização da educação. Fizemos a escolha certa ao apostar na capacidade da nossa gente”, declara. 

Confira o IGC 2013 das Instituições. 

Na dúvida, fale conosco!