A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promove no dia 26 de novembro, através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), da Assessoria para Assuntos Territoriais e do Laboratório de Intervenção Socioambiental (LIS), o Seminário Internacional de Intervenção Socioambiental para o Manejo de Resíduos Sólidos no Território do Recôncavo. O evento será realizado no Espaço de Eventos Capim Dourado, em Sapeaçu, em parceria com a Prefeitura de Sapeaçu e com o Centro Público de Economia Solidária da Bahia (CESOL).
O seminário tem o objetivo de apresentar o projeto piloto de pesquisa para gestão de resíduos sólidos em Sapeaçu, em desenvolvimento pela UFRB com a coordenação dos professores Jesus Delgado e Renato Almeida e a orientação colaborativa do professor Javier Guevara Martinez, da Universidad Popular Autônoma Del Estado de Puebla (UPAEP), do México. O psicólogo socioambiental reconhecido na gestão de resíduos sólidos na América Latina também participa do evento.
Outros palestrantes esperados para falar sobre as políticas públicas para resíduos sólidos são os secretários de Relações Institucionais do Estado da Bahia, Cícero de Carvalho Monteiro; e de Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro Filho; além do o Superintendente de Saneamento da Bahia, Raimundo Neves e representantes do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB). Na ocasião, será lançado o Laboratório de Intervenção Socioambiental da UFRB (LIS), ligado ao Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB).
A pesquisa é motivada pela Lei de Políticas Nacionais de Resíduos Sólidos - Lei 12.305/10 e de Saneamento Básico - Lei 11.445/2007, que trazem exigências de implantação aos municípios em curto tempo. Busca-se maior integração entre os municípios do Território de Identidade do Recôncavo para a consolidação de seus respectivos Planos de Saneamento Básico, incluindo a gestão dos resíduos sólidos enquanto primeiro elemento de preocupação.
Confira a programação completa.