O trabalho de pesquisa intitulado “Conidiobolomicose em caprinos”, desenvolvido no Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), recebeu o Prêmio Prof. Carlos Tokarnia, como segundo melhor trabalho no formato pôster durante o VIII Encontro Nacional de Diagnóstico Veterinário (ENDIVET), que ocorreu entre os dias
De acordo com o professor Pedro Pedroso, do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB) da UFRB, a pesquisa identificou pela primeira vez o diagnóstico da doença Conidiobolomicose na espécie caprina, sendo que a principal espécie acometida é a ovina. “Através do diagnóstico poderão ser tomadas medidas eficientes de controle e profilaxia e diminuição das perdas produtivas nos rebanhos”, diz.
Os autores do trabalho são os estudantes de graduação e pós-graduação: Ariana Pereira, Ricardo Oliveira, Walber Bomfim, Caroline Pescador, Luciano Nakazato e Juliana Macedo, com a orientação dos professores Pedro Pedroso e Luciano Pimentel. Além do trabalho premiado, os pesquisadores do Laboratório de Patologia Veterinária da UFRB apresentaram no ENDIVET outros 12 trabalhos referentes a diagnósticos de doenças em animais de produção no estado da Bahia.
Os trabalhos serão publicados futuramente nos anais do evento e no periódico “Arquivos de Pesquisa Animal da UFRB” disponível em: www.ufrb.edu.br/apa. Na ocasião, o estado da Bahia e a UFRB foram eleitas em assembléia para sediar a próxima edição do ENDIVET em 2016, quando pela primeira vez o evento será realizado na região nordeste desde sua criação em 1992.
ENDIVET - O evento tem como objetivo reunir o pensamento científico em torno da problemática da saúde animal e a fundamentação de uma rede de diagnósticos das principais doenças de animais de interesse pecuário. Mais informações no site www.endivet2014.com.