A programação do primeiro dia (11) do IX Congresso Nordestino de Produção Animal – CNPA 2014 incluiu o IV Fórum de Coordenadores da Pós-graduação em Zootecnia e Recursos Pesqueiros, realizado no Centro de Convenções de Ilhéus. O fórum debateu temáticas relevantes e atuais para os programas de pós-graduação (PPGs) na área por meio de palestras e mesa redonda.
Abrindo as atividades, o coordenador da área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros junto a Capes, Clóves Jobim, apresentou um “Direcionamento prático para os PPGs visando à consolidação e excelência no curto e médio prazo”. O coordenador tomou como base a Avaliação Trienal realizada no período 2010-2012 para apontar algumas tendências. Segundo os dados mostrados, o número de PPGs em Zootecnia e Recursos Pesqueiros está crescendo no país. “Atualmente, são 64 programas, 62 acadêmicos e 2 profissionais, sendo que na APCN 2014 foram submetidas 2 novas propostas de mestrados profissionais”, disse Jobim. No entanto, ele acredita que o Nordeste ainda precisa consolidar mais cursos de doutorado.
Entre os pontos fortes na área, Jobim elencou o crescimento expressivo da produção qualificada, o aumento significativo na formação de mestres e doutores e a redução das assimetrias regionais. Sobre o que pode ser feito para alcançar a excelência, o coordenador apontou sugestões em três vertentes interdependentes: recursos humanos, físicos e financeiros. “A nossa área avança muito rápido, em especial em algumas especialidades. Estar atualizado com seus pares dá a base para a seleção de bons projetos de teses e dissertações”, afirmou Jobim sobre a importância da capacitação docente. Ele defendeu ainda como imprescindível a internacionalização dos ambientes dos PPGs e a intensificação da captação de recursos pelas instituições por meio de editais e empresas privadas.
Dando continuidade aos debates, o editor científico da Revista Brasileira de Zootecnia (RBZ), Ricardo Augusto Vieira, abordou o tema “O desafio da qualidade da publicação científica”. Segundo Vieira, a estimativa atual é que existam 30 mil períodos científicos no mundo e cerca de 50 milhões de artigos publicados. Em sua exposição, ele apresentou alguns instrumentos já disponíveis para avaliar a qualidade desses períodos, como o Impact Factor e o Índice Hirsh, e as principais plataformas para a busca dos periódicos, como a Elsevier e a SciELO. A partir de sua experiência na RBZ, o editor apontou a necessidade de uma melhor preparação dos revisores científicos. “Vocês que estão à frente dos PPGs têm um papel crucial na formação desses revistores, que é despertar o espírito crítico para que eles emitam seus pareceres”, alertou Vieira.
Em seguida, o coordenador geral da pós-graduação da UFRN, Rubens Nascimento, falou sobre a “Plataforma Sucupira: apresentação e operacionalização do novo sistema de gestão da pós-graduação stricto sensu”. A instituição é parceira da Capes no desenvolvimento da nova plataforma que será responsável por disponibilizar em tempo real as informações e processos sobre os PPGs brasileiros. Por fim, fechando a programação, uma mesa redonda abordando questionamentos aos palestrantes e os direcionamentos dos participantes para a próxima edição do fórum foi moderada pelos coordenadores dos PPGs da UFRB, UESB e UFBA.
Sobre o CNPA 2014 – O IX Congresso Nordestino de Produção Animal é promovido pela Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e segue até o dia 14,
Mais informações: www.cnpa2014.org.