Com o objetivo de incentivar a doação de sangue e o cadastro para doação de medula óssea entre a comunidade acadêmica, o campus Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu nos dias 04 e 05 de novembro, no estacionamento da Biblioteca Central, a unidade móvel da Fundação de Hematologia da Bahia (HEMOBA).
De acordo com André Luiz Maciel, um dos servidores da UFRB que participam da iniciativa, o objetivo é fazer a conscientização de doação de sangue e cadastro de medula óssea no ambiente educacional. “É fundamental conscientizar as pessoas, principalmente os estudantes, sobre a importância da doação e da necessidade contínua dos bancos de sangue”, diz.
Jandira Cruz, assistente social do HEMOBA, espera um crescimento dessa conscientização com a vinda à UFRB: “É muito proveitoso trabalhar com os jovens, pois eles fazem parte de um projeto de educação em saúde para se tornarem doadores constantes. Eles têm a capacidade de disseminar essa ação”, destaca. Ainda segundo a assistente social, em apenas um dia foram cadastrados 106 candidatos a doadores e coletadas 72 bolsas, o que é considerado um resultado muito bom.
“Muitas vidas dependem de uma simples doação, então temos que aproveitar oportunidades como essa porque muitas pessoas têm vontade e não tem a oportunidade”, avalia o estudante de Medicina Veterinária, João Pedro Lima. “Estamos aqui fazendo nossa parte para que outros também possam doar, pois alguém pode necessitar”, completa Jailson Araujo, estagiário da UFRB.
O Hemóvel continua no campus Cruz das Almas até o fim do dia de hoje, 5 de novembro. Ainda em Cruz das Almas, segue para na Praça Senador Themístocles, entre os dias 06 e 07 de novembro.
Confira fotos da ação solidária na UFRB: