Neste fim de semana, dias 8 e 9 de novembro, às 13h (no horário de Brasília), serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país. O Enem é o principal meio para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e, devido ao horário de verão, o exame será aplicado na Bahia uma hora antes em relação ao horário de Brasília.
No sábado, dia 08, as provas são de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e serão aplicadas das 12h às 16h30, no horário da Bahia. Já no domingo, dia 09, as provas são de Linguagens e Códigos, Matemática e Redação e acontecem das 12h às 17h30, também no horário local.
Mais de oito milhões de candidatos estão inscritos na edição 2014 do exame que é oferecido em 1.669 municípios dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. As seleções que serão realizadas em 2015 terão como base as notas do Enem de 2014. São elas:
• Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – É um sistema informatizado do Ministério da Educação, em que as universidades e institutos federais oferecem vagas em cursos de graduação. As seleções de 2015 – no primeiro e segundo semestres – serão feitas pela nota do Enem 2014.
• Ciência sem Fronteiras – Programa dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferece bolsas de estudos de graduação-sanduíche em instituições estrangeiras a estudantes que tenham ingressado na graduação pela nota do Enem. Podem se candidatar alunos que cursam a graduação em instituições de ensino públicas e privadas e também da educação profissional e tecnológica. Para todos os casos, a seleção é pela nota do Enem.
• Certificação do ensino médio – Pessoas maiores de 18 anos, que não tenham concluído o ensino médio, podem obter a certificação com a nota do Enem.
Sabia mais sobre o Enem 2014. Para tirar dúvidas, ligue 0800 616161.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC.