Inserida na programação da III Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – Reconcitec, a Feira de Ciência reuniu dezenas de pesquisadores que desenvolveram experimentos com a finalidade de demonstrar suas tecnologias e produtos científicos. Um dos destaques do evento foi a presença de diversos colégios da região.
A Feira possibilitou mais uma oportunidade de interagir e despertar o interesse dos estudantes rede pública de ensino pela ciência. O colégio Manoel Benedito Mascarenhas da comunidade de São José do Itaporã (Muritiba), por exemplo, encaminhou nove estudantes para apresentarem o projeto “Práticas Educativas no Ensino Médio em desenvolvimento educacional”, que dispõe do apoio da Fapesb.
A professora de Geografia, Alexandra Vieira, falou sobre a iniciativa: “esta nossa apresentação tem foco na conscientização da população a respeito do uso de resíduos. Nossos alunos começaram a perceber o que não é lixo e o que pode ser reaproveitado. Nesse sentido, uma das nossas práticas que mais entusiasmou os alunos foram os 'Pufs de garrafa pets' ", explicou. A estudante do 2º ano, Bárbara Machado, integrante do projeto dos “Pufs”, conta que pretende cursar Biologia e ressalta a importância de participar de um evento desta magnitude. “É muito importante esse contato com a Universidade. Eu me interessei desde o início, especialmente porque o nosso projeto trabalha com práticas educativas em educação ambiental, contribuindo diretamente com a qualidade de vida da minha comunidade”, conta.
Segundo o coordenador da Feira, professor Ariston Cardoso, foram apresentados, ao todo, mais de 60 experimentos em projetos de Química, Física e Engenharia, em parceria entre a UFRB e as escolas. Além de Cruz das Almas, instituições de Cachoeira, Governador Mangabeira, Sapeaçu e Conceição do Almeida também participaram do evento. A atração é fruto da proposta "Feira de Ciência no chão da sala de aula da educação básica do Recôncavo da Bahia", de autoria de docentes do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da UFRB, aprovada na Chamada MCTI/CNPq/SECIS/MEC/SEB/CAPES Nº 50/2012.
Estímulo a Interdisciplinariedade - Um dos projetos que chamou a atenção do público foi o projeto “Robô de Sumô”, desenvolvido em conjunto com estudantes do Centro Educacional Cruzalmense (CEC). O discente Kaio dos Santos do 4º semestre do curso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas e Tecnologias da UFRB falou sobre a iniciativa. “Para construirmos o robô, tivemos que ter acesso a um conhecimento básico em computação, e em noções elétricas e de mecânica, além de uma grande junção das engenharias para transformá-lo em realidade”, explicou.
Outro destaque no quesito exposições é a nova geração de “armadilhas” de insetos, que tem incorporada uma estação meteorológica. "A importância desta versão é a facilitação na obtenção de dados meteorológicos para o pesquisador, que terá uma estação disponível no local da pesquisa", disse o professor Denes Vidal, autor da inovação. A estação fornecerá a temperatura; umidade interna e externa; pressão barométrica; velocidade e direção do vento; ponto de orvalho e pluviosidade. Ainda exibe ícones de previsão do tempo; fases da lua; gráficos de tendência climáticas e alarmes; e variáveis do tempo do dia e dos últimos 25 dias.
Veja fotos da Feira de Ciências e outras exposições da Reconcitec: