Fechar
Página inicial Notícias III Reconcitec: palestras, apresentações orais e pôsteres debatem temas da educação

III Reconcitec: palestras, apresentações orais e pôsteres debatem temas da educação

24/10/14 11:55 , 13/01/16 15:51 | 1757

A tarde do segundo dia da III Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (Reconcitec) promoveu o debate sobre educação, ciência, inovação e redução das desigualdades sociais através de apresentações orais, de pôsteres e palestras. Foram realizadas sete palestras, mais de 200 apresentações orais e exposições de pôsteres.

Os visitantes se dividiram entre as tendas, os pavilhões de aulas e auditório da Biblioteca para conferir a programação. Para Carolina Nascimento, estudante do quinto semestre de serviço social do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL), campus Cachoeira, “a Reconcitec é uma ótima proposta de interação entre os centros e traz discussões bem interessantes em diversas áreas”.

A programação da tarde começou com palestras nas tendas montadas no estacionamento da Biblioteca Universitária de Cruz das Almas. "O trabalho precário na sociedade contemporânea: uma reflexão crítica", ministrada pelo professor Bruno Durães, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus Feira de Santana, foi um dos temas debatidos. Segundo ele, o evento é uma oportunidade ímpar de intercâmbio entre diferentes áreas do conhecimento. “Pude aqui palestrar para pessoas de cursos e cidades diferentes. Essa troca constante de informações de diversas áreas faz a gente sair um pouco do nosso mundinho na área do conhecimento e ampliar nossos horizontes”, afirmou Durães. 

Na sequência, a programação seguiu com a exposição de pôsteres no auditório da Biblioteca e apresentações orais de trabalhos nos Pavilhões de Aulas. “ O evento é importante para conhecer pessoas e pesquisas em um momento de finalização dos trabalhos, ao mesmo tempo em que nos estimula a continuar nossa atividade de pesquisar”, afirmou Naira Moura, estudante do sétimo semestre de Jornalismo do CAHL, que expôs o trabalho "Análise da produção de jornalismo de moda em Feira de Santana".      

O evento também ofereceu a oportunidade de divulgação de trabalhos para estudantes que desenvolvem pesquisas em outras instituições, a exemplo de Tâmara Maria, discente do curso de Licenciatura em Biologia do Centro de Ciências Agrárias Ambientais de Biológicas (CCAAB), que desenvolve um trabalho na Embrapa Mandioca e Fruticultura de Cruz das Almas. “É muito interessante participar da III Reconcitec, pelo fato dessa pesquisa ser desenvolvida fora da UFRB. Essa apresentação é uma forma de mostrar para comunidade acadêmica o trabalho que desenvolvo na Embrapa” , destacou Tâmara.  

As palestras e apresentações continuaram no último dia do evento, conforme a programação. A III Reconcitec contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e patrocínio da Petrobras.   

Na dúvida, fale conosco!