Fechar
Página inicial Notícias Revista Olhares Sociais da UFRB lança nova edição

Revista Olhares Sociais da UFRB lança nova edição

21/10/14 13:36 , 13/01/16 15:51 | 1289

Produto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Revista Olhares Sociais publica o seu segundo volume. O novo número apresenta uma estrutura de seções que objetiva refletir o dinamismo da pesquisa acadêmica em Ciências Sociais, preservando o diálogo com os temas fundamentais do Programa.

“A revista do PPGCS é um elemento fundamental na consolidação do espaço de produção e discussão acadêmica que o programa busca ser”, declara o coordenador da “Olhares Sociais”, o professor Osmundo Pinho. De acordo com ele, a Pós-Graduação enfrenta o desafio de encontrar sua própria identidade entre as duas linhas de pesquisa que abriga: Identidade e Diversidade Cultural e Desenvolvimento e Desigualdade. “A revista é instrumento privilegiado na busca dessa identidade, assim como na definição de parâmetros cada vez mais rigorosos de produção acadêmica”, complementa.

A revista Olhares Sociais foi lançada em fevereiro de 2012 com o objetivo de apresentar trabalhos resultantes da pesquisa acadêmica em Ciências Sociais, baseados em investigação empírica, de natureza quantitativa e qualitativa, privilegiando o entorno sociocultural, ao tempo em que se conecta a outros espaços.  As relações entre o Bumba Meu Boi maranhense e a presença de mulheres na história do Hip-Hop baiano são destaque na seção de Artigos do exemplar, que traz ao debate a complexidade das interseções nos espaços culturais.

O leitor encontra na sessão de Ensaios discussões sobre novas metodologias de extração afro-brasileira como mecanismo de inclusão e tensionamento de uma posicionalidade feminina e negra no ensino da dança.  Na seção Conferência é exposta a intervenção de Mary Garcia Castro no II Seminário da Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRB em 2013, na qual ela discute os impasses das Ciências Sociais diante de um cenário de crise do sistema capitalista.                     

A nova edição está disponível em versão digital.

Confira mais informações no site da Revista Olhares Sociais

Na dúvida, fale conosco!