Fechar
Página inicial Notícias UFRB lamenta a morte de Rilza Valetim, prefeita de São Francisco do Conde

UFRB lamenta a morte de Rilza Valetim, prefeita de São Francisco do Conde

25/07/14 16:15 , 13/01/16 15:50 | 2353

Foto: Reprodução site oficial A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lamenta a morte da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, ocorrida na última quinta-feira, 24 de julho. De acordo a assessoria de imprensa da cidade, a prefeita possuía anemia falciforme e morreu por conta de uma embolia pulmonar. 

Rilza Valentim foi uma das parceiras da UFRB em seu processo de criação e esteve à frente da implantação do campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em São Francisco do Conde. Para aceleração do processo de instalação da universidade, a Prefeitura cedeu o prédio da escola-modelo para que as aulas do campus iniciassem até que a construção da sede própria fosse efetivada.    

Em 2010, a prefeita esteve em Brasília, onde participou do ato em que a presidente Dilma Rousseff anunciou oficialmente a expansão da Rede Federal de Educação Superior Profissional e Tecnológica e confirmou a implantação da Unilab, em São Francisco do Conde. “Rilza Valentim, antes de política, era uma professora de Química com uma visão muito moderna de educação e, por isso, participou das lutas pela UFRB e foi a grande a responsável pela implantação da Unilab no Recôncavo”, disse o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif.   

Rilza era prefeita de São Francisco do Conde desde 2008, quando eleita com 96% dos votos. Graduada em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ela lecionou em escolas da capital do Estado, entre elas o CEFET-BA (atual IFBA). Ingressou na vida pública ao assumir a secretaria Municipal de Educação da cidade, em 1997. Em 2000, foi eleita vereadora e, em 2004, exerceu mais um mandato legislativo na cidade. 

Na dúvida, fale conosco!