Estudantes de graduação dos cursos de Museologia e História do Centro de Artes Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) participaram durante os dias
O objetivo da expedição foi reconhecer as características regionais da arte setecentista produzida no interior da América Portuguesa, apresentando um roteiro de estudos sobre a arquitetura, a escultura, a imaginária, a pintura e ao programa iconográfico de igrejas, capelas, santuários e museus da região.
Promovido pela Pró-reitoria de Extensão da UFRB, com o apoio institucional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Paróquia do Pilar de Ouro Preto, a excursão foi coordenada pela Professora Sabrina Sant'anna (UFRB), com colaboração da Prof. Dra. Adalgisa Arantes Campos (UFMG) e de discentes da UFRB.
A excursão ainda contou com um workshop no atelier do escultor e santeiro Luciomar Sebastião de Jesus que fica na cidade de Congonhas do Campo. A expedição tem como resultado a cartilha “Barroco em Minas Gerais: Roteiro I”, que contém artigos apresentados por diversos pesquisadores da área de estudo e será disponibilizada para consulta pública em breve na página do curso de Museologia da UFRB.
O objetivo da ação é promover o conhecimento acerca da culturaa barroca no Brasil, além de estabelecer a interação entre os dois cursos.