Fechar
Página inicial Notícias Seminário debate desenvolvimento na região do Recôncavo

Seminário debate desenvolvimento na região do Recôncavo

27/01/14 11:53 , 13/01/16 15:50 | 1950

O Seminário Municípios do Recôncavo: Caminhos para o Desenvolvimento foi realizado na última sexta-feira, 24 de janeiro. O encontro reuniu palestrantes que abordaram aspectos sociais e econômicos da região, no anfiteatro da reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus de Cruz das Almas.

Já na primeira apresentação, o representante da secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN), Denis Soares, falou sobre política econômica do Estado para o Recôncavo, com foco na construção da Ponte Salvador – Ilha de Itaparica. Em sua opinião, trata-se de um investimento que irá promover a reconfiguração urbana e o desenvolvimento regional. “A ponte abre um novo eixo para o tráfego da Região Metropolitana de Salvador, integrando-a ao Baixo Sul e ao Recôncavo Sul, desta forma, haverá o aumento do fluxo de pessoas, mercadorias e serviços”, apontou Soares.

Além da temática abordada pelo representante da SEPLAN, outros quatro eixos foram expostos no seminário. O assessor do Ministério do Desenvolvimento Agrário para o Semiárido Brasileiro, Jerônimo Rodrigues, falou sobre Políticas para Agricultura Familiar – potencialidades locais. A ex-presidente do Consórcio Sisal, Cecília Petrina, abordou as experiências do Consórcio Público Sisal. A coordenadora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER) Recôncavo, Rosana Vieira, debateu Políticas Públicas para o Recôncavo – um olhar do Conselho Territorial. Já o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, falou sobre a influência e participação da educação superior na economia do Território.

 “O Recôncavo é um importante pólo de desenvolvimento Territorial para a Bahia e para o Brasil. Nós queremos escrever a partir de nós mesmos a nossa história. A resistência e a força do nosso Território farão com que a região se desenvolva muito mais”, destacou Nacif ao falar sobre o Recôncavo e sua civilização. O modo como a UFRB ressignificou o Território economicamente e socialmente também foi abordado pelo reitor.

O seminário foi promovido pela CODETER, com realização da UFRB. O evento ainda contou com a apresentação cultural de Chico Forrozeiro e das artistas francesas Marion Luksenberg e Pauline Coutellier. O mediador do seminário foi o agente territorial da SEPLAN, João Carlos.

Confira fotos do evento:

Na dúvida, fale conosco!