O I Ciclo de Apresentação de estudantes bolsistas extensionistas da UFRB foi realizado no auditório da Reitoria, campus de Cruz das Almas, nesta terça-feira, 10 de dezembro. O encontro reuniu estudantes e coordenadores do Programa de Extensão Universitária (PROEXT - MEC/SESu), do Ministério da Educação, e do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX).
O professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pedro Rocha, foi o palestrante da conferência “políticas de fomento à extensão”. Com mediação do professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), Claúdio Manoel, Rocha fala sobre as transformações do conceito de extensão universitária: “a extensão antes era vista como assistencialista e de prestação de serviços. Atualmente, a troca de saberes e a relação dialógica devem ser suas bases”, declara. Em sua opinião, esta mudança conceitual e histórica foi uma ruptura no modo de pensar a Universidade, com a compreensão que existe produção de conhecimento “do outro lado do muro”.
Rocha ainda aborda que a extensão é indissociável de outras ações da Instituição de Ensino. Segundo ele, a participação de todos os sujeitos - docentes, técnico-administrativos , discentes e sociedade - é o que determina a formação de uma Universidade engajada e comprometida com a realidade a sua volta. Experiências da UFBA na área de extensão também foram expostos na conferência.
A socialização de vivências extensionistas desenvolvidas por estudantes e docentes em 2013 nos diferentes Centros de Ensino é destaque do evento para pró-reitora de Extensão, Ana Rita Santiago. “Aqui estão programas e projetos de várias áreas temáticas. Além de contar a experiência, a metodologia e a importância destes trabalhos, este evento possibilita a apresentação dos seus resultados, os impactos junto às comunidades e aos sujeitos que foram favorecidos com eles. Em verdade, é a possibilidade concreta de mostrar que Universidade só tem sentido na sociedade se colaborar com desenvolvimento humano e regional”, fala a pró-reitora. De acordo com ela, as ações de extensão também colaboram para a formação do próprio estudante, pois se trata de um lugar também de formação intelectual e pessoal.
Apresentações de pôsteres e de trabalhos em comunicação oral também fazem parte do evento, cuja realização foi uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão. Outro objetivo do encontro é analisar políticas e ações de extensão na formação acadêmica da instituição.
Confira fotos do evento: