Estudantes de psicologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) fazem parte do programa de estágio do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), atuando na Unidade de Tratamento a Queimados e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As atividades que tiveram início em julho deste ano seguem até abril de 2014.
"São realizados grupos de atendimento clínico social com pacientes adultos e também com crianças, além do apoio a familiares de pacientes na UTI e na Unidade de Tratamento de Queimados", afirma a professora do CCS e coordenadora do programa de estágios, Regina Marques. Em sua opinião, o estágio do curso de psicologia busca a inter e multidisciplinariedade em saúde, com foco na ação reflexiva e crítica, conectando o cenário regional e nacional de saúde. "Temas como saúde mental, a bioética, a violência e os traumas físicos e psíquicos, sistemas, gestão e políticas de saúde e a formação do profissional de saúde em ambientes complexos de tratamento são alguns dos aprendizados vivamente trabalhados nesta experiência de formação pré-profissional", fala.
Com o intuito de ampliar o acesso da população regional aos cuidados em saúde física e psicológica, a professora Regina Marquês reuniu-se com o secretário de saúde de Cruz das Almas, André Eloy, na última quarta-feira, 30 de outubro. O secretário solicitou que fossem viabilizadas formas de atuação dos estudantes e professores da UFRB junto a área de saúde do município. Segundo Regina, uma prova do reconhecimento do trabalho já realizado em Santo Antônio de Jesus.
Regina conta ainda com o apoio da psicóloga Perla Neiva e da direção clínica e profissionais de gestão do (HRSAJ). "As estagiárias realizaram todos os exames pertinentes ao ingresso na instituição no próprio hospital, fizeram ainda curso de integração para o trabalho no Hospital oferecido pela equipe gestora de Recursos Humanos do HRSAJ", destaca.