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Projeto do CETEC desenvolve prótese ortopédica para crianças

20/09/13 09:00 , 13/01/16 15:49 | 3923

"Ao lidar com próteses para amputados, esse trabalho mostra que tem, entre muitas possibilidades da ciência, um chamado nobre que é um viés da pesquisa tecnológica que pode introduzir e colaborar com causas humanas, sociais e da saúde relevantes para pessoas". A fala é do professor Nilton Silva do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Ele é autor do projeto de construção de um dispositivo ortopédico que pode beneficiar diversas pessoas com dificuldades motoras.

O projeto teve início ainda na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), local em que Silva realizou seu pós-doutorado. Na UFRB, desenvolveu sua pesquisa em conjunto com estudantes, entre eles, Nilton Pereira do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas. De acordo com o estudante, o estudo das próteses é de grande importância à sociedade, pois permite descobrir novos métodos e técnicas no desenvolvimento de equipamentos cada vez mais eficientes. "Graças à Engenharia de Reabilitação, hoje é possível desenvolver e implantar ou recuperar partes do corpo de um ser humano que foram perdidas. Assim, pessoas que são beneficiadas por esta técnica ficam mais motivadas e criam mais expectativas de vida, bem como sua reinserção na sociedade", fala.

Orientado por Silva, Pereira desenvolveu uma pesquisa intitulada "recuperação da estrutura e conclusão de uma prótese biomecânica para apreensão infantil acionada por Shape Memory Aloy (SMA)". "As Ligas de Memória de Forma (SMA) são constituídas de um grupo de materiais metálicos e possuem a capacidade de restaurar o tamanho ou formato original quando submetidas a uma determinada temperatura, devido a alterações em sua estrutura cristalina", explica Pereira.

"Podemos perceber claramente como os pesquisadores ficam motivados quando vêem os resultados, eles vibram e têm uma sede de aprofundar nas investigações. Executando um projeto desta natureza, o aluno entende todo o processo de desenvolvimento e descoberta", destaca o professor Nilton Silva. Em sua opinião, todo projeto requer uma base teórica e conhecimentos científico do estudante para modelar, no entanto, enfatiza que muitos problemas da pesquisa referem-se a conhecimentos interdisciplinares.

Ainda em fase testes, o objetivo é que crianças amputadas façam uso das próteses. O projeto também foi aprovado para apresentação no Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SEPIP), realizado na última quarta-feira, 18 de setembro.

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