Já está em funcionamento o Repositório Institucional (RI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O RI disponibiliza em ambiente digital toda a produção científica e/ou acadêmica das unidades de ensino, colegiados, laboratórios e grupos de pesquisa da universidade, garantindo o acesso livre à sua memória intelectual.
A implantação do Repositório na UFRB contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e foi legitimada pela Portaria nº 771 de 06 de setembro de 2013, que estabeleceu a Política de Informação Técnico-Científica desta instituição de ensino. O projeto foi gerido pela Coordenadoria de Informação e Documentação (CIDOC), através do Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTIN).
“Com o Repositório, maximizamos a acessibilidade, o uso, a visibilidade e o impacto da produção intelectual da UFRB”, afirma a bibliotecária Nadja dos Santos, chefe do NUTIN. Para o lançamento do RI, foram catalogadas as teses e dissertações produzidas na instituição, por área do conhecimento. A proposta é ampliar o serviço com artigos de periódicos, trabalhos apresentados em eventos científicos e acadêmicos, relatórios técnico-científicos e livros e capítulos de livros.
A publicação do acervo está sendo realizada pela equipe da CIDOC. É possível aos usuários acompanhar a publicação de seus trabalhos e consultar as publicações de demais colegas da área. “O RI oferece segurança aos pesquisadores, pois garante a origem dos documentos e a sua validação pelos pares”, diz Nadja. Ela acrescenta que a iniciativa pode ainda gerar transparência e melhor gestão do investimento em pesquisa na UFRB.
Para preservar e difundir a produção dos alunos de graduação da universidade, a proposta é criar um repositório específico, a Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Cursos (BDTCCs). O projeto já está em andamento e a previsão de funcionamento é no início de 2014.
Acesse o Repositório Institucional da UFRB: repositorio.ufrb.edu.br.