O I Ciclo de Seminários sobre a Universidade Moderna e os desafios contemporâneos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve sua abertura na última quinta-feira, 22 de agosto. O auditório da Reitoria, campus de Cruz das Almas, foi o palco do primeiro encontro, de um total de seis.
"A nossa proposição e nossa iniciativa é abrir um espaço de conhecimento crítico. Tentar ser transversal e multicampi, como é a proposta da própria UFRB", falou Bruno Durães, professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e um dos organizadores do I Ciclo de Seminários. "Nossa questão central aqui é fundamentar o debate, gerando, dessa maneira, um ganho dialético e qualitativo para a universidade", completou.
Além de Durães, a mesa de abertura contou com a participação do reitor Paulo Gabriel Nacif, que destacou a importância do evento para o entendimento e superação dos desafios de uma universidade, e do vice-diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), Celso Oliveira. Este último falou da expectativa do ciclo de seminários para alcançar o melhor caminho para a Universidade em sua totalidade.
Após a mesa de abertura, o Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas, professor Paulo Denisar, palestrou sobre o tema "A Concepção Moderna de Universidade: história e desafios contemporâneos". Ao seu lado, o professor do CAHL, Diogo Valença, atuou como debatedor do seminário. O evento contou ainda com uma apresentação musical da servidora técnica-administativa, Kareen Mendes, e do músico Abel Lôbo.
Confira fotos do evento: