A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sediou entre os dias 23 e 24 de agosto o II Seminário de Agroecologia do Território do Recôncavo Baiano. O evento aconteceu no campus de Cruz das Almas e reuniu cerca de 200 participantes.
Estiveram presentes acadêmicos e profissionais dos Institutos Federais de Valença e Santa Inês na Bahia e do Campus de Souza na Paraíba, além das Universidades Federais da Bahia (UFBA e UFRB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Católica do Salvador (UCSal), Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e Faculdade Maria Milza (FAMAM).
Por meio de palestras e debates, o seminário proporcionou aos participantes momentos de socialização e de debate sobre o papel da Agroecologia e os desafios dos futuros profissionais da área. As discussões aconteceram em torno do tema Segurança Alimentar: Do Campo à Mesa.
Na palestra facilitada pela antropóloga suíça-americana Marsha Hanzi, a Agroecologia e o caminho da agricultura estiveram
O agrônomo Moacir Darolt do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) falou sobre Consumo Responsável, Saúde e Agroecologia: religando produtores e consumidores. Darolt é autor dos livros "Agricultura Orgânica: inventando o futuro", "Alimentos Orgânicos: um guia para o consumidor consciente" e "Conexão Ecológica: novas relações entre agricultores e consumidores".
O evento foi promovido pelo projeto “Orgânicos, Sabor Sem Veneno”, sob tutoria do professor Daniel Melo de Castro, coordenador do curso de Agroecologia da UFRB. Teve ainda o apoio da Superintendência Federal de Agricultura da Bahia e da Fundação Mokiti Okada.
Confira fotos do evento: