A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do seu Centro de Ciências da Saúde, inaugura no mês de setembro o Ambulatório de Atenção Psicológica às Pessoas que Vivem com Condições Crônicas (APC), em Santo Antônio de Jesus. O ambulatório vai oferecer atendimento psicológico gratuito para pessoas que estão doentes, para seus familiares e cuidadores.
De acordo com a professora Jeane Tavares, coordenadora do APC, condições crônicas são mudanças no corpo que afetam a saúde ou doenças que acompanham por muito tempo o paciente, às vezes, durante toda a vida, a exemplo de insuficiência renal crônica, câncer e HIV/AIDS. "Pessoas com essas doenças podem sofrer muito, sentir dor, ter que fazer vários tratamentos, tomar muitos remédios e depender de outras pessoas para viver, por isso a importância do ambulatório", destaca Jeane. Em sua opinião, "as condições crônicas implicam em múltiplas repercussões de difícil manejo para quem adoece, assim como para seus familiares e cuidadores, que podem ser melhor enfrentadas através de acompanhamento psicológico".
A primeira triagem para pacientes será realizada de 2 a 30 de setembro, no Serviço de Psicologia da UFRB, localizada na Avenida Barros e Almeida, nº 28, Centro, Santo Antônio de Jesus. Os interessados podem se inscrever no serviço de Psicologia da UFRB, das 8h às 19h.
Mais informações pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (75) 36211196.