Fechar
Página inicial Notícias CETEC participa de elaboração de aplicativo Wi-Fi Salvador: ferramenta facilita a localização de redes sem fio de acesso livre

CETEC participa de elaboração de aplicativo Wi-Fi Salvador: ferramenta facilita a localização de redes sem fio de acesso livre

06/08/13 16:19 , 13/01/16 15:49 | 1847

O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da modalidade colaboração esporádica, participou na elaboração do aplicativo Wi-Fi Salvador do Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (Lab 404) da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A ferramenta permite que o usuário possa buscar estabelecimentos comerciais, instituições e locais públicos que disponibilizam redes sem fio para acesso de seus frequentadores.

"O aplicativo é um espaço informacional que ajuda na mobilidade dos cidadãos. É importante não só para os moradores da cidade, como também, para turistas que podem escolher entre ir a um lugar ou outro", destacou o professor da UFRB, João Neto, atualmente coordenador do curso de Engenharia de Computação. Ele e o estudante Ernando Passos da UFRB foram responsáveis pela modelagem e desenvolvimento da versão Android do projeto.

O lançamento do aplicativo foi realizado no auditório da FACOM, em 31 de julho. Na data, João Neto falou sobre o desenvolvimento do aplicativo para o android, suas diversas funcionalidades e modos de navegação. Uma conferência intitulada "Cidade Algoritmo" foi realizada pelo idealizador do projeto Wi-Fi Salvador, professor André Lemos da FACOM. Ele discutiu sobre as relações entre as tecnologias de informação, as redes e o espaço urbano. Já a conferência "Cartografia de Controvérsias" foi ministrada pelo professor Fabio Malini da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Colaborador: O professor João Neto é um dos coordenadores do 3int, grupo de pesquisa do CETEC que dedica-se a estudar novas formas de interação, interfaces de usuário e o uso de inteligência na interação com o usuário. Nos últimos anos, um dos assuntos aos quais o professor tem se dedicado é o uso de mapas e sensores em aplicações que são executadas em dispositivos móveis, tais como celulares e tablets.

 

Na dúvida, fale conosco!