O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi palco da abertura do Seminário internacional Independências nas Américas em 29 de julho. O evento tem o objetivo de discutir os vários processos de emancipação na América latina e no Brasil e segue até esta quinta-feira, 01 de agosto.
A mesa de abertura teve como tema a Independências no Brasil: da desagregação do sistema colonial português à formação da nação Brasileira. Dentro dessa temática, foram discutidas o papel desempenhado por São Paulo no processo de desintegração do império português, a formatação da identidade nacional nas Minas Gerais e os significados da independência no Pará.
Participaram da mesa as professoras Ana Silva da PUC – Campinas, Márcia Berbel da Universidade de São Paulo (USB), e o professor Roberto Machado da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A programação no CAHL foi encerrada com a conferência "As independências da América: uma história global?", ministrada pelo professor João Pimenta da USP.
O seminário é promovido pela Fundação Pedro Calmon em comemoração aos 190 anos da Independência do Brasil na Bahia. Mais informações e a programação completa podem ser conferidas no site do evento.