Estudantes coletam sementes que servirão de mudas para projeto de extensão
11/10/07 08:21
,
13/01/16 15:26
|
2251
Dezenove estudantes, acompanhados pela Professora Rozimar de Campos Pereira, do curso de Engenharia Florestal, fizeram uma visita técnica a uma área bem conservada de Mata Atlântica no município de Mundo Novo, a 300 km de Cruz das Almas.
A Fazenda Jequitibé, com, aproximadamente 1000 ha de floresta atlântica, que há muitos anos não sofre degradação, é propriedade de monges beneditinos, que receberam a área por doação. O local hoje é visitado por muitas pessoas em busca de retiro espiritual.
Na área os estudantes realizaram coleta de sementes de espécies nativas.
Coletou-se várias espécies:
Samamea tubulosa - sete-cascas
Plathymenia foliolosa - vinhatico
Schyzolobiu parayba - Guapuruvu
Delonix regia - Flamboyant
Hymenaea courboril- jatoba
Cariniana legalis jequitiba-rosa
Albizia hasslerii- farinha-seca
Além de outras ainda não identificadas, segundo a professora. Eles já estão fazendo o plantio e o passo seguinte, após as mudas pegarem, é distribuir para a comunidade.
A Coleta e plantio das mudas faz parte do Projeto "Tecnologias para Produção de Mudas de Espécies Arbóreas da Mata Atlântica", coordenado pela Professora Rozimar.
"Tentaremos produzir cerca de 3.000 mudas”, afirma a professora. Na primeira parte do projeto, foi montado um stand na praça da prefeitura em Cruz das Almas, entre os dias 03 e 05/10, e os estudantes com a professora Rozimar, fizeram uma sensibilização com a comunidade. Além de informações sobre as mais novas formas para produção de mudas de espécies arbóreas, eles fizeram uma conscientização sobre a importância das espécies para o meio ambiente e para o planeta terra.
“Queremos mostrar que a produção de mudas no Brasil evoluiu e que hoje existem tecnologias que garantem o sucesso dos viveiristas. Mostramos diversos recipientes, substratos e formas de manejo, usados para a produção”.
Foi feita ainda uma exposição com diversas sementes e amostras de madeira de espécies arbóreas, além de uma pequena mostra de pequenos objetos produzidos com a madeira de algumas espécies (enfeites, utensílios de cozinha, colares, etc).
{gallery}noticias/visita_mata{/gallery}