Fechar
Página inicial Notícias Criado curso de Engenharia de Computação na UFRB

Criado curso de Engenharia de Computação na UFRB

11/09/12 16:11 , 13/01/16 15:48 | 13960

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) acaba de criar o curso de Engenharia de Computação, que será oferecido pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), no campus de Cruz das Almas. Esta é a mais nova terminalidade em engenharia a ser disponibilizada para os estudantes do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET), que já podem optar por Engenharia Mecânica e Engenharia Civil.

A autorização para criação do colegiado do novo curso foi oficializada através da Portaria nº 453, de 30 de julho de 2012, que designou como coordenador e vice-coordenador pro tempore os professores João Soares de Oliveira Neto e Camila Bezerra da Silva, respectivamente. De acordo com a coordenação, o curso era aguardado com grande expectativa pelos discentes e docentes, que já atuam em projetos de pesquisa e extensão na área. “Com o oferecimento desta terminalidade, a UFRB confirma sua vocação de ator fundamental no desenvolvimento tecnológico da Bahia, sobretudo na região do Recôncavo”, afirma o professor João Neto.

A equipe da coordenação informa ainda que, além da efetiva criação do colegiado de Engenharia de Computação, estão sendo disparadas ações para o estabelecimento de parcerias com empresas e órgãos governamentais, reconhecimento do curso junto a órgãos de classe e elaboração do primeiro edital de oferecimento de vagas.

As atividades de ensino estão previstas para iniciar já no segundo semestre de 2012, no turno noturno. O novo curso será constituído de um ciclo comum a todas as engenharias (BCET), com duração de seis semestres, e um ciclo de formação específica (terminalidade Engenharia da Computação), de cinco semestres.

Para mais informações, acesse a página do curso.

Formação em Engenharia de Computação

O Engenheiro de Computação desenvolve atividades e produtos fundamentais para o mundo cada vez mais conectado e dependente das tecnologias da informação e comunicação. Entre eles: projeto e construção de computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software; produção de novas máquinas e equipamentos computacionais para ser utilizados em diversos setores; desenvolvimento de produtos para serviços de telecomunicações; planejamento e implementação de redes de computadores e de sensores; desenvolvimento de sistemas aplicados aos mais variados setores, tais como financeiro, educacional, saúde, e meio ambiente.

Na dúvida, fale conosco!