Fechar
Página inicial Notícias UFRB e Royal Botanic Gardens, Kew cooperam em projeto pela biodiversidade da Mata Atlântica

UFRB e Royal Botanic Gardens, Kew cooperam em projeto pela biodiversidade da Mata Atlântica

28/05/12 00:00 , 13/01/16 15:47 | 1818

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e os Royal Botanic Gardens, Kew – do Reino Unido – estabeleceram parceria para expedição científica e coleta de material nos remanescentes floreitais do sudeste da Bahia. A cooperação foi aprovada este ano pelo CNPq no âmbito do projeto de pesquisa intitulado "Biodiversidade Florística do Sudeste da Bahia", que tem como objetivo realizar uma série de levantamentos da vegetação nessa área, gerando informações relevantes para a conservação da sua biodiversidade.

“Esperamos que os resultados incrementem o estado de conhecimento da flora da mata atlântica do sudeste da Bahia/nordeste do Brasil, uma área que possui elevada importância em termos de sua conservação”, informou a coordenadora local do projeto, a bióloga Lidyanne Aona, professora do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB. De acordo com a expectativa, os resultados devem auxiliar na identificação das áreas prioritárias para proteção (set-aside) relacionadas com o impacto causado pelas atividades de mineração no local.

Ao todo, 17 pesquisadores do quadro funcional das instituições parceiras participarão das expedições em campo. Na UFRB, estão envolvidos os biólogos Simone Fiuza e Grênivel Costa e os professores Edson Duarte e Rosy de Oliveira. Também estão previstas colaborações de pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com o andamento do projeto, serão agregados ainda alunos de graduação, na categoria Iniciação Científica (IC), ou de pós-graduação (Mestrado ou Doutorado). A coordenação internacional fica por conta do Dr. William Milliken, responsável pela sessão botânica da América tropical nos Royal Botanic Gardens, Kew.

“Para a UFRB, a parceria com o Kew é uma oportunidade para fortalecer a colaboração internacional possibilitando treinamentos e a publicação de pesquisas conjuntas de grande interesse e de alto valor acadêmico”, acredita a professora Lidyanne Aona. Além disso, ela cita que as instituições participantes irão beneficiar-se através da aquisição de coleções e dados de alta qualidade, que serão depositados nos herbários dos Royal Botanic Gardens, Kew e no Herbário da UFRB (HURB), recém-indexado ao Index Herbariorum (IH).

Cooperação - O projeto vai ao encontro do Termo de Compromisso, assinado entre o CNPq e os Royal Botanic Gardens, Kew, em outubro de 2009, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de pesquisas conjuntas entre as instituições brasileiras e os Kew Gardens na área de Botânica. O termo também incentiva o desenvolvimento de um programa mais amplo de colaboração entre Brasil e Reino Unido visando o estudo e a ampliação das coleções científicas, programas de estudos florísticos conjuntos, programas de conservação e uso sustentável da flora brasileira, visitas de pesquisadores britânicos a instituições brasileiras e formação de recursos humanos altamente especializados nas áreas de botânica e taxonomia vegetal.

Na dúvida, fale conosco!