A primeira edição do Festival Anual de Múltiplas Sexualidades da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) começa nesta terça-feira, dia 15 de maio, às 8h30, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus. Para o primeiro dia, foram programadas mesas redondas, apresentação teatral e projeção interativa, além do lançamento do Núcleo de Gênero, Diversidade Sexual e Educação (NUGEDS). A programação segue até a sexta-feira, dia 18, com atividades nos campi de Amargosa, Cachoeira e Cruz das Almas.
Mais de 700 pessoas já se inscreveram para participar das atividades do evento, que cria um espaço institucional para expressão cultural e discussão de políticas ligadas à diversidade sexual e gênero. A comissão organizadora comemora o sucesso das inscrições como afirmação da atualidade das questões trazidas pelo Festival. “Além do número surpreendente, isso nos indica a necessidade da UFRB agir politicamente no acesso das pessoas não heterossexuais à universidade e qualificação do debate de gênero e sexualidade”, diz Loran Prazeres, estudante e membro da comissão.
A coordenadora do NUGEDS, professora Kiki Givigi, explica que um dos objetivos do evento é buscar aliança com os professores para publicização de seus trabalhos e pesquisas na área e que eles também possam contribuir para construção do núcleo. “Faremos um debate em que professores discutirão estratégias de trabalhos, pesquisas e fazeres nas temáticas de gênero, sexualidade e diversidade sexual”, adianta a coordenadora, referindo-se à mesa redonda do dia 18, em Cruz das Almas, no encerramento do evento.
O Festival de Múltiplas Sexualidades da UFRB é promovido pelo NUGEDS, que está vinculado à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), e pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da UFRB. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Amargosa, da Câmara de Vereadores de Amargosa, do Grupo LGBT Amar de Amargosa, do Coletivo Aquenda! de Diversidade Sexual e do Coletivo de Mulheres da UFRB.
Para mais informações, os participantes devem ficar atentos ao site do evento. Acesse multiplassexualidades2012.blogspot.com.br.