Fechar
Página inicial Notícias Livro lançado pela UFRB e INSA atende demanda por pesquisas aplicadas ao semiárido

Livro lançado pela UFRB e INSA atende demanda por pesquisas aplicadas ao semiárido

23/04/12 21:49 , 13/01/16 15:47 | 1748

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) lançaram nesta segunda-feira, dia 23 de abril, em Salvador, a segunda obra fruto da parceria firmada entre as instituições para o fomento de pesquisas capazes de contribuir com o uso eficiente da água no semiárido brasileiro. O livro "Recursos hídricos em regiões semiáridas: estudos e aplicações" foi celebrado como uma importante iniciativa frente ao desafio de superação dos efeitos cada vez mais severos engendrados pela seca nessas regiões.

O secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Salles, afirmou que já são 208 municípios baianos e mais de 500 no Nordeste em estado de alerta devido a seca no semiárido. Para enfrentar a situação, ele defendeu uma maior interação entre as instituições que desenvolvem pesquisas e a Secretaria, que tem uma maior capilaridade junto ao produtor. Segundo Salles, o desafio é não apenas combater, mas resistir à seca com ações mais estruturantes. “Precisamos promover pesquisas que tenham aplicabilidade real no campo. Por isso, nada mais importante nesse momento que um livro como esse”, ressaltou.

Para o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB, Alexandre Almassy, em função da relevância de sua temática, a publicação já é um legado para futuras pesquisas sobre o semiárido. “Um obra que trata desde as políticas públicas às metodologias aplicadas à gestão dos recursos hídricos está intrinsecamente ligada às necessidades da região rural de nosso país”, disse – ressaltando sua satisfação em poder compartilhar da produção acadêmica de professores do Centro, que participam do livro como editores e colaboradores.

O diretor do INSA, Ignácio Salcedo, também destacou a preocupação crescente das instituições comprometidas com o desenvolvimento do semiárido: “esta obra chega em um momento em que a própria região nos lembra da importância de atentarmos para a qualidade da água e dos solos”, afirmou o diretor. Ele anunciou o desejo de ampliar a parceria com a UFRB no sentido de promover mais ações que possam contribuir com a melhoria das condições socioambientais no semiárido e as práticas de uso racional e sustentável dos recursos hídricos.

Acesso ao conhecimento -
A gerente de desenvolvimento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Soraya Sena, colocou o banco como outro forte alidado nesse processo. O livro "Recursos hídricos em regiões semiáridas: estudos e aplicações" recebeu o patrocício do BNB, e a gerente destacou que a instituição está disponível para ser demandada por mais iniciativas que superem as carências do semiárido. Segundo Soraya, a produção e a divulgação do conhecimento são essenciais para mudar a atual situação. “As pesquisas precisam chegar ao produtor”, avaliou.

Para o professor da UFRB Hans Raj Gheyi, um dos editores da publicação, faltam ações de extensão para difusão das alternativas de uso racional da água no semiárido. Além do baixo impacto ambiental, ele destaca que o reuso das águas residuárias domésticas na agricultura irrigada, por exempo, poderia contribuir até para a saúde da população. “À medida em que geramos tecnologia e conhecimento, contribuimos ainda para acabar com medidas paliativas e oportunistas”, acrescentou o também professor da UFRB e editor do livro, Vital Paz.

Novo programa -
Na ocasião do lançamento do livro, foi apresentado também o primeiro Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (Mestrado e Doutorado) do Estado da Bahia, que será ministrado na UFRB, com início previsto para agosto de 2012. O professor Vital Paz, coordenador do programa, comemorou a concretização de um projeto, gestado há quase dez anos, com ênfase nas relações entre Agricultura Irrigada e Recursos Hídricos. Para ele, é mais uma oportunidade de qualificação e capacitação dos pesquisadores. Já em seu início, o programa foi reconhecido com conceito 4 pela Capes. Para mais informações, acesse o site: www.ufrb.edu.br/pgea.

{phocagallery view=category|categoryid=102|limitstart=0|limitcount=0}

Na dúvida, fale conosco!