O projeto “Implementação e desenvolvimento de métodos estocásticos no estudo de escoamento em meios porosos” do professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFRB, Juarez Azevedo, ganhou o edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Como prêmio, serão disponibilizados até R$20 mil à pesquisa.
“Este projeto é importante, pois estamos implantando uma nova linha de pesquisa para UFRB que envolve modelagem computacional, aplicações na hidrologia, sequestro de CO2 e aplicações na engenharia”, destaca Azevedo. A premiação irá possibilitar a compra de computadores de auto desempenho, cuja principal função será no auxílio da modelagem de fenômenos físicos. O autor ainda destaca: “Com a aprovação da verba desejo envolver outros docentes e discentes no projeto.”
O apoio a projetos de pesquisa científica e tecnológica que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, em qualquer área do conhecimento, foi o principal objeto do edital universal 14/2011 no CNPq. Foram disponibilizados R$120 milhões para financiamento dos trabalhos.