Paralelo à programação de mesas redondas, minicursos e palestras, a I Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia - RECITEC Recôncavo recebe uma exposição de projetos desenvolvidos por instituições de pesquisas, universidades, órgãos governamentais e empresas de todo o país.
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), a Iharabras e a Brasilgás são os primeiros parceiros a confirmar participação no evento, que acontecerá entre os dias 13 a 16 de setembro de 2011, nas dependências da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus de Cruz das Almas.
Nos estandes em exposição, os visitantes terão a oportunidade de conhecer novos produtos e serviços que podem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país e especificamente do Recôncavo Baiano. Até o momento, cerca de mil pessoas já se inscrevam para o evento.
As inscrições prosseguem até o dia 1º de setembro de 2011 no site www.ufrb.edu.br/recitec.
Museu Ciência Móvel
Uma das atrações da I RECITEC será o Museu Itinerante Ciência Móvel, vinculado ao Museu de Ciência e Tecnologia da UNEB. Inaugurado em 2008, o projeto tem levado o conhecimento universitário para diversos segmentos da população baiana, contribuindo para diminuição da desigualdade social.
Fazem parte do acervo do veículo 30 experimentos que despertam a curiosidade pela ciência, uma sala de jogos - em que os visitantes podem interagir e aprender na prática - e equipamentos de projeção de vídeos e filmes educativos.
Escola Itinerante
Os visitantes da I RECITEC também poderão conhecer a Escola Itinerante do IF Baiano. O objetivo principal do projeto é a abertura da escola para comunidade, através das apresentações dos resultados dos grupos de estudo de diversos campos do conhecimento básico e técnico.
Atualmente, participam estudantes do ensino médio integrado à Agropecuária e dos cursos técnicos em Petróleo e Gás, Agropecuária e Agrimensura do campus Catu.
Planta Forte sobre rodas
A Iharabras, indústria de Osasco (SP), traz para a I RECITEC o projeto Planta Forte sobre rodas, criado em 2009 para dar agilidade ao Sistema Planta Forte, cujo objetivo é aprimorar e desenvolver modelos de gestão mais eficientes da produção agrícola a partir da experiência administrativa e sabedoria do agricultor.
A unidade móvel conta com uma série de instrumentos para orientar os produtores nos mais diversos temas.
Tecnologias para aplicação de GLP
Pioneira na distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), a Brasilgás vai apresentar ao público da I RECITEC tecnologias para aplicação do produto, mais conhecido no Brasil como “gás de cozinha”. Em geral comercializado para fins residenciais, o GLP é utilizado também pela indústria e nas produções agrícola e alimentícia.
O objetivo da empresa é divulgar as diversas aplicações do GLP e incentivar o uso dessa solução energética, competitiva e não poluente, em futuros projetos.