Fechar
Página inicial Notícias Seis anos de UFRB

Seis anos de UFRB

02/08/11 17:00 , 13/01/16 15:45 | 2214

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."

(Nelson Mandela)

 

Na última sexta-feira, 29 de julho, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia completou seis anos de existência, consolidando sua posição na formação de profissionais e cidadãos conscientes. A data é um marco, não só pelo caráter histórico, mas também por mostrar a expansão da instituição.

Hoje, são ao todo 528 docentes, 463 técnico-administrativos e aproximadamente 8200 estudantes que juntos formam a UFRB. O número de cursos de graduação já chega a 38, oferecidos pelos Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas; Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas; Centro de Formação de Professores; Centro de Artes, Humanidades e Letras e pelo Centro de Ciências da Saúde, além dos programas de pós-graduação lato sensu, mestrado e doutorado. Cruz das Almas, Amargosa, Cachoeira e Santo Antônio de Jesus são as cidades sedes da universidade, uma presença que trouxe a estas regiões benefícios não só econômicos, como também sociais e culturais, e incluiu o Recôncavo no mapa da educação superior nacional.

Sua criação é fruto de uma antiga reivindicação da comunidade do Recôncavo Baiano. A idealização de um projeto embrionário se deu já em 1822, durante uma reunião na cidade de Santo Amaro. A busca pela independência do Brasil e a criação de uma universidade fizeram parte da ata do encontro. A partir daí, foram 183 anos até que a UFRB fosse gerada, logo após o desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia. O documento de criação da UFRB é a Lei nº 11.151/05, sancionada pelo então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

As formas de ingresso à UFRB são múltiplas, e os estudantes interessados em entrar nos quadros da universidade devem ficar atentos. Além do processo seletivo unificado, em que o candidato é selecionado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dentro do número de vagas oferecidas, existem ainda as modalidades de transferência interna e externa, bem como a categoria de aluno especial, com direito a cursar até três componentes curriculares da instituição.

A política de permanência dos estudantes é também uma das prioridades da universidade. Para tanto, a UFRB possui uma Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) que propicia diversas modalidades de auxílio, como auxílio à moradia, alimentação, deslocamento, creche e o auxílio a projetos institucionais. Além disso, conta com diversas atividades extracurriculares e reafirma um dos princípios presente no seu estatuto, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia é, portanto, um instrumento para garantir aos moradores do Recôncavo e à sociedade brasileira o atendimento das diretrizes da Constituição Federal de 1988, na qual a educação passou a ser vista como um direito social. Uma instituição ainda jovem, mas que, como todo jovem, se sente inquieta em buscar o seu espaço único na história.

Na dúvida, fale conosco!