O programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal vai ampliar o número de bolsas de estudos concedidas a estudantes do país. Até 2014 serão 75 mil, contra as 5,3 mil oferecidas em 2010. O projeto apresentado em 15 de junho tem como foco a formação de profissionais para atender às necessidades do desenvolvimento do país, especialmente em duas áreas específicas: engenharia e tecnologia.
Estudantes poderão ir ao exterior, com bolsas de estudo e passagens aéreas pagas, além de seguro médico. Serão contemplados desde alunos que cursam o nível médio até o pós-doutorado. Os primeiros beneficiados devem ser selecionados já no primeiro semestre de 2012.
Os órgãos do Ministério da Educação, Capes e CNPq, são os responsáveis pela oferta de vaga, cabendo ao primeiro a concessão de 40 mil bolsas, com estimativa de investimento de US$ 936 milhões, e ao segundo as outras 35 mil bolsas.
Os auxílios serão proporcionados na modalidade de “graduação sanduíche”, no qual o aluno poderá sair por seis a doze meses para cursar disciplinas em outro país, bem como realizar pesquisas e estágios. Em comunicado publicado no site do Ministério da Educação, o titular da pasta Fernando Haddad afirmou: “Não se trata de um rompante em que levaremos muitos estudantes ao exterior, mas de um grande projeto, que será institucionalizado pelo governo federal”.
Fonte: Ministério da Educação