O projeto "EcoFolia Solidária: O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente" irá apoiar a atuação de catadores de recicláveis durante o carnaval da Bahia. A iniciativa é desenvolvida pela Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em parceria com o Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia, com acompanhamento integrado com a Incubadora de Empreendimentos Solidários - INCUBA da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB nas atividades formativas e no acompanhamento das ações durante o carnaval. Seu objetivo é promover a inserção socioprodutiva dos catadores, por meio do incentivo à coleta seletiva e ao comércio justo e solidário de materiais recicláveis, combater o trabalho infantil e reduzir o impacto ambiental gerado pelo descarte inadequado de resíduos durante a festa.
Entre 3 e 9 de março, 2.773 catadores autônomos e ligados a cooperativas de reciclagem contarão com suporte para armazenar e comercializar o material coletado nos sete dias de folia. Para isso, serão instaladas duas centrais de apoio nos bairros da Barra e Ondina e três no centro antigo de Salvador - Largo Dois de Julho, Ladeira da Montanha e Politeama. As centrais são montadas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Limpurb, com patrocínio da Coca-Cola. Cada central será equipada com computadores, balanças e prensas, oferecendo condições adequadas para o recebimento dos recicláveis e atendimento aos catadores. Eles receberão três refeições diárias providas pel a Rede de Alimentação de Empreendimentos Solidários, água, fardamento, big bags e equipamentos de proteção individual (luvas, botas e protetor auricular).
Como parte das iniciativas, estão previstos quatro encontros de formação com os empreendimentos que integram o Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia. Serão abordados temas como educação ambiental, políticas públicas de resíduos sólidos, economia solidária e combate ao trabalho infantil. Além disso, acontece um seminário para capacitar os catadores para o trabalho durante o carnaval. O projeto é fruto da parceria entre o governo do Estado da Bahia - Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), vinculado à Casa Civil; secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Desenvolvimento Urbano (Sedur), do Meio Ambiente (Sema) e de Desenvolvimento Social e de Combate à Pobreza (Sedes); companhias de Desenvolvimento Urbano (Conder) e de Processamento de Dados (Prodeb) -, a Prefeitura de Salvador, por meio da Limpurb, o Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia, a Rede de Alimentação e a INCUBA/UNEB integrando a INCUBA/UFRB pela Rede UNITRABALHO.