A UFRB deu mais um passo na busca pela excelência na gestão pública. Nesta sexta-feira (10/02), em reunião realizada na Reitoria da UFRB, um grupo de servidores e gestores da universidade se reuniu com representantes do Núcleo Baiano do GesPública (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização).
A iniciativa faz parte dos preparativos para que a UFRB possa aderir ao programa e, com isso, passe a utilizar estas ferramentas de organização, assumindo institucionalmente a meta de alcançar padrões de excelência na gestão e melhorando cada vez mais a prestação dos serviços disponibilizados à população.
Para o coordenador da Rede Nacional de Gestão Pública, Humberto Brandão, a iniciativa da UFRB “vem atender aos propósitos do programa GesPública, no sentido de possibilitar um atendimento mais adequado ao cidadão e à sociedade. A iniciativa é ainda mais importante, vinda de um segmento tão essencial para o país, como a universidade pública”.
As entidades que aderiram ao GesPública se comprometem a buscar a excelência na gestão, através da implantação gradativa de diversas ferramentas, a exemplo da Carta de Serviços, a Avaliação Continuada, Gestão de Processos, Guia “d” Simplificação, Indicadores de Gestão e Pesquisa de Satisfação (IPPS).
O objetivo da UFRB é melhorar a qualidade do serviço prestado à sociedade.
“Nosso desafio é incorporar estas ferramentas de gestão à nossa prática administrativa de modo a fazer com que a UFRB alcance padrões internacionais de gestão pública, melhorando exponencialmente a qualidade do serviço que prestamos à sociedade e alcançando os resultados que planejamos”, afirmou o reitor Paulo Gabriel Nacif. “É fundamental que criemos a cultura da eficiência, tanto na gestão acadêmica quanto na gestão administrativa, sobretudo numa universidade nova como a UFRB”, concluiu o reitor da UFRB.
A consultora de Gestão do GesPública, Suzana Cruz, dá um exemplo dos benefícios da iniciativa. “Com o mapeamento dos processos a universidade poderá otimizar seus recursos e melhorar seus resultados, acrescentando qualidade no serviço público prestado”, salientou a consultora.
O programa GesPública foi instituído pelo Decreto nº 5.378/2005, sendo o resultado da busca por construir organizações públicas orientadas para resultados, com foco no cidadão.
A finalidade do Gespública é contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados, mediante melhoria contínua da gestão, no rumo da excelência.