A UFRB teve um programa e um projeto aprovados pelo MEC para o PROEXT/2007
15/08/07 05:16
,
13/01/16 15:26
|
2275
O PROEXT/2007 aprovou o "Projeto Carroceiro: uma transformação cultural, sanitária e sócio-econômica para Cruz das Almas" (coordenação da Professora Maria Vanderly Andréa/CCAAB) no valor de vinte e quatro mil reais e o "Programa Ervanários do Recôncavo de valorização da agroecologia familiar e da saúde - Programa Ervas" (coordenação da Professora Franceli Silva/CCAAB) no valor de sessenta mil reais.
Saiba mais sobre o Programa e o Projeto aprovados:
O "Programa Ervas" irá beneficiar agricultores familiares das cidades de Cruz das Almas, Santo Antonio de Jesus, Amargosa e Mutuípe. Ao todo serão, aproximadamente, 300 agricultores familiares beneficiados com geração de trabalho e renda e ainda a participação de 4 alunos do ensino médio de cada município e 8 alunos da UFRB.
O projeto intitulado “Projeto carroceiro: uma transformação cultural, sanitária e sócio – econômica para Cruz das Almas” visa adequar o ensino e a pesquisa às demandas da sociedade buscando, exatamente, o comprometimento da comunidade universitária com as reais necessidades da sociedade em que vive.
Tem como objetivo organizar e integrar os carroceiros, partindo do princípio das metodologias participativas, visando incorporar técnicas adequadas de criação, manejo nutricional, sanitário e melhoramento genético dos animais utilizados pelos carroceiros, além de estimular o uso de técnicas de bem-estar propondo uma visão unificada do carroceiro, comunidade e eqüino.
Objetiva ainda estimular os carroceiros a se agregarem em uma Cooperativa de Carroceiros e gerar empregos e renda em área onde faltam oportunidades ocupacionais na própria região. Para obtenção dos resultados almejados todas etapas serão fundamentais: Levantamento sócio-cultural e Ambiental; Diagnóstico sanitário dos animais; Organização e Desenvolvimento dos Carroceiros; Treinamentos e Serviços de apoio à comercialização da prestação de serviço.
O Projeto tem, além da coordenadora, seis professores colaboradores e cinco discentes estagiários. Deve iniciar em setembro de 2007 e ser finalizado em abril de 2008.