Os estudantes do terceiro semestre do curso de Gestão de Cooperativas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia realizaram campanhas de comunicação e mobilização para dez instituições sociais sem fins lucrativos. As campanhas visavam, além de divulgar a existência e os serviços oferecidos pela instituição, mobilizar a comunidade externa para ajudar em algo que a instituição tem carência.
Os estudantes fizeram o diagnóstico dos 'clientes', detectaram o que precisava ser divulgado e que tipo de mobilização, usando ferramentas da comunicação, seria mais interessante para resolver a carência. Criaram logomarcas e slogans, desenvolveram releases (textos informativos para a imprensa), boletins, folders, folhetos, foram às rádios divulgar as campanhas, fizeram vídeos, cartazes, camisas e mobilizaram muita gente.
As instituições atendidas:
Em Cruz - Abrigo dos Idosos, ASCOMCA, Pestalozzi, Obreiros da Fraternidade, Projeto Cristão Solidário,Comunidade da Baixa da Linha e Clube de Escoteiros.
Em Feira de Santana: Lar do Irmão Velho
Em Santo Antonio de Jesus: Hemoba
Em Castro Alves: Lar do Idoso.
A equipe de Feira de Santana envolveu ainda a Federação do Tênis de Mesa e fez um evento esportivo que conseguiu arrecadar 400 pacotes de fraldas geriátricas para o abrigo de idosos.
Em Cruz, a equipe que trabalhou com o abrigo de idosos local conseguiu intermediar um desconto de mais de 1.500 reais com uma empresa de fraldas e conseguiu que uma rádio divulgasse uma campanha que incentiva a visitação aos idosos. Também em Cruz uma outra equipe fez campanha em uma fábrica de calçados para arrecadar notas fiscais para a Pestalozzi local e conseguiram 13 mil notas, o que dá à instituição um prêmio de mil reais pelo projeto 'sua nota é um show de solidariedade' do governo estadual.
A ASCOMCA, que cuida de crianças em situação de risco, ganhou uma campanha visando arrecadar alimentos para uma festa de Natal e os alunos conseguiram o apoio da Igreja Adventista, para aumentar a arrecadação.
A associação espírita Obreiros da Fraternidade também ganhou uma campanha para arrecadar alimentos para ajudar nas cestas básicas que eles distribuem agora no final do ano.
O Projeto Cristão Solidário da Igreja Católica ficou conhecido entre os fiéis, que nem sabiam que ele existia, e só com a ajuda da comunidade interna da igreja, arrecadou mais de 100 kg de alimentos. Na comunidade da Baixa da Linha a campanha visava informar à sociedade sobre as condições precárias em que vive a população local, que não dispõe de infra-estrutura mínima, como sanitários nas casas, muitas ainda de taipa, com acentuado número de portadores de doenças de chagas. Eles viabilizaram audiências públicas com autoridades locais. Em Santo Antonio, a equipe que divulgou o HEMOBA local conseguiu patrocinadores para uma campanha de incentivo a doação de sangue e fizeram camisas que ficaram muito bonitas.
Ao todo foram dez instituições atendidas. Todas ganharam um vídeo produzido com fotos e postados na internet, para divulgação. A atividade foi desenvolvida na disciplina Comunicação em Organizações Sociais, ministrada pela Professora Alene Lins. Para ela, as campanhas possibilitaram colocar em prática boa parte da teoria estudada ao longo do semestre, que objetivou capacitar os estudantes para atuarem como comunicadores em instituições sem recursos destinados à comunicação. Todos os estudantes foram avaliados não só pela professora mas também pelos administradores das instituições, que ficaram satisfeitos com a divulgação e com os resultados da mobilização. "É muito gratificante ver a Universidade agir pelo social e ajudar a mudar a realidade local, sem fazer assistencialismo, apenas com mecanismos da comunicação direcionada', afirmou a professora.
{phocagallery view=category|categoryid=9|limitstart=0|limitcount=0}