A manhã de 14 de agosto marcou um ano de existência da UFRB, na Audiência Pública "UFRB: história, desafios e perspectiva", realizada na Assembléia Legislativa da Bahia.
A abertura do evento foi feita pelo Deputado Zilton Rocha, que falou do novo ciclo histórico no ensino público de nível superior, inaugurado com a chegada da UFRB. Da importância da manutenção do jovem em sua região, na hora de se especializar, de procurar uma carreira profissional de nível superior.
Depois foi a vez do Professor Paulo Gabriel Nacif, Reitor da UFRB, de contar a história da universidade federal que nasceu da reivindicação, organização e luta da comunidade do Recôncavo. Ele fez uma exposição do que tem sido feito, quais os desafios nessa trajetória, os caminhos a serem construídos para o cenário futuro. O Vice-reitor, Professor Sílvio Soglia mostrou a UFRB em números (crescimento de estudantes, cursos, docentes, servidores, estrutura física, etc). O Professor Luiz Nova, convocado pelo Deputado Zilton Rocha, falou sobre o processo de condução na construção de uma Universidade Federal interiorizada e multi campi e parabenizou os Professores Paulo Gabriel, Geraldo Costa e Sílvio Soglia, que tiveram iniciativa nesse processo.
O estudante de Agronomia da UFRB Leone Ricardo, que representa a UNE, também teve uma fala no evento.
Depois, vários deputados e lideranças políticas, representando os municípios do recôncavo, se pronunciaram. Muitos pediram novos Centros de Ensino em outras cidades, como Santo Amaro, São Félix, Valença, Nazaré...
Entre os presentes, estavam o Prefeito de São Félix e o de Santo Amaro.
A UFRB levou uma comitiva com cerca de 40 pessoas, entre docentes, servidores e estudantes.
Na lista de presença da Assembléia, 33 deputados estaduais compareceram à Audiência.
O evento foi proposto pela Comissão de Educação da Assembléia, composta pelos deputados Zilton Rocha, Neuza Cadore e Bira Coroa.